Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Fazenda Vargem Grande, paisagismo de Roberto Burle Marx, José Tabacow e Haruyoshi Ono. Foto Victor Hugo Mori

abstracts


how to quote

ROSSO DEL BRENNA, Giovanna. The legendary thrill. A instalação de Cartier para Santos Dumont no Fuorisalone. Arquiteturismo, São Paulo, ano 12, n. 134.03, Vitruvius, maio 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/12.134/6976>.


O Brasil estava bem representado na concorridíssima Design Week de Milão que fechou-se no domingo 22 de abril. Havia Maestri brasiliani na exposição-evento que a revista Interni realiza cada ano no pátio na Università degli Studi (este ano dedicada ao tema House in motion); grandes mestres e jovens talentos na exposição Design Brasiliano dal Modernismo ad oggi no Spazio Edit do "Maroncelli District", onde também eram apresentadas as coleções timeless de Sérgio Rodrigues, produzidas pela LinBrasil.

Arco della Pace, Milão
Foto Francesco Del Brenna

Mas o destaque da semana foi Santos Dumont, que ganhou da Cartier, no Parco Sempione, uma espetacular homenagem ao pé do Arco della Pace, um dos maiores monumentos neoclássicos de Milão e sem duvida aquele com a história mais intrigante.

Exposição Santos Dumont Arco della Pace, Milão
Foto Giovanna Rosso Del Brenna

Projetado em 1806, como estrutura efêmera, pelo arquiteto Cagnola, para comemorar o casamento do vice-rei da Itália Eugênio Beauharnais, e logo em seguida reconstruído em versão permanente para celebrar a vitória de Napoleão em Jena, o Arco – inaugurado só em 1838 pelo imperador Francisco I de Habsburgo – passou a celebrar a paz sancionada pelo Congresso de Viena e vinte anos depois o fim da dominação dos próprios Habsburgos sobre a cidade, com relativas mudanças de placas e entradas, saídas e adaptações de baixo-relevos e estátuas.

Exposição Santos Dumont Arco della Pace, Milão
Foto Francesco Del Brenna

Por ocasião do Fuorisalone, eis que o monumento amado (e esquecido) pelos milaneses mais uma vez foi trazido de volta à atenção do público: através de uma operação sutil de marketing cultural que o fez dialogar com um produto novo e surpreendente, verdadeira soma dos recursos criativos e técnicos da cidade de hoje.

O encontro entre Santos Dumont e Louis Cartier, exposição Santos Dumont Arco della Pace, Milão
Foto Francesco Del Brenna

Os dois elegante caselli daziari (prédios para pagamento de pedágio) recentemente restaurados, que ladeiam o monumento, estavam conectados com uma estrutura transparente de 60 metros, alusiva na forma ao famoso relógio de pulso e no comprimento à primeira decolagem do biplano 14 Bis em Paris.

Exposição Santos Dumont Arco della Pace, Milão
Foto Giovanna Rosso Del Brenna

No interior, a aventura parisiense do pioneiro brasileiro do voo – e do design – era contada em sete etapas: sound experience (dos Subsonica) (4); filme de 60 segundos de Sem Edwards estrelado por Jake Gyllenhaal (1); Dj set; exposição de imagens dedicada ao Incontro entre Santos Dumont e Louis Cartier em Paris, que levou à invenção do relógio Santos; Clouds para o espectador viajar entre as nuvens acompanhado por 60 monitors; Wind Gallery para reviver a emoção do ar.

Exposição Santos Dumont Arco della Pace, Milão [Foto Giovanna Rosso Del Brenna]

No grande cubo de cristal ao centro, pairava no ar o 14 Bis, reinterpretado através de materiais de alta tecnologia.

O projeto da instalação, evocador dos sonhos da belle époque e de sua fé no futuro, foi confiado pela Maison Cartier ao Giò Forma, o versátil atelier milanês de design, arte e arquitetura, que assinou L'Albero della vita, icone da Expo 2015, e o product design de inúmeros concertos rock, festas, desfiles e da edição deste ano do Don Pasquale no Teatro della Scala, entre outros.

Cubo central com o biplano 14 Bis, exposição Santos Dumont Arco della Pace, Milão
Foto Antonio Mocchetti [cortesia do autor]

nota

1
STRANDBERG, Keith W. Celebrating Santos – Seb Edwards Directs Jake Gyllenhaal for Cartier. Revolution, 16 abr. 2018 <https://www.revolution.watch/santos-seb-edwards-directs-jake-gyllenhaal-cartier>.

sobre a autora

Giovanna Rosso del Brenna, italiana, é historiadora da arte. É docente da Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, desde 2001, e da Università degli Studi di Genova, desde 2000. Foi Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) entre 1978 e 1990.

comments

134.03 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

134

134.01 obra paisagística

Fazenda Vargem Grande, Areias SP

José Tabacow and Pedro Mascaro

134.02 visita de estudo

Amiens: o nascimento, a morte e a ressurreição da restauração

Sciapan Stureika

134.04 crônica

Do andaime

Abilio Guerra

134.05 ensaio fotográfico

Angkor Thom

Victor Hugo Mori

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided