Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A mostra busca estimular o público, por meio de criações artísticas, a refletir sobre a existência dos rios soterrados pelo crescimento urbano desordenado, mas que continuam a correr invisíveis no subsolo da cidade.

how to quote

DANTAS, Marcello. Aquatecimentos. Sobre a mostra “Rios e ruas – intervenções”. Drops, São Paulo, ano 15, n. 085.05, Vitruvius, out. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/15.085/5315>.


A água exerce uma fascinação ancestral sobre o homem. Sua transparência, fluidez, reflexibilidade sempre foram matéria criativa para a arte. Como olhar de uma maneira nova para um assunto já tão abordado quanto a água? O que me interessou nessa proposta foi exatamente a questão da invisibilidade dessa matéria sobre a qual estamos falando: a água que não vemos mas que está entre nossas casas, ruas e cidades. É essa mesma água que aparece silenciosa numa infiltração e desaparece sutilmente nessa seca que estamos atravessando.

O momento em que essa mostra acontece não poderia ser mais adequado: atravessamos a maior seca de todos os tempos na região sudeste, e pouco se entende sobre suas razões. Essa invisibilidade da água acabou criando a sensação de que ela está sempre lá. Mas agora, não está mais. A mostra Rios e ruas – intervenções se propõe a funcionar como um chamariz para essa questão urgente e de todos: precisamos agir, mesmo que na escala domiciliar, para tentar amenizar a crise. E, fundamentalmente, precisamos ter consciência de que a questão da água é a maior ameaça a humanidade hoje, seja pela sua falta direta, seja pelos conflitos que ela pode gerar. Entender também que no que diz respeito a água e ao clima tudo está delicadamente interconectado, principalmente o que não está visível.

Essa mostra traz para o público artistas  que já carregam em sua trajetória uma intensa relação com questões urbanas. E com isso queremos construir a ideia de que a discussão sobre a água pode, a partir da arte, penetrar os circuitos ideológicos e sociais,  e exercer um poder de atualização e conscientização a respeito das questões que envolvem o tema.

Para essa mostra, convidamos cinco artistas: Eduardo Srur, Carla Caffé, Paulo Von Poser, Zezão e Danilo Zamboni. Eles foram instigados a reagir a respeito do tema Rios e Ruas, e elaboraram projetos que olham de maneira provocadora e poética para o passado, presente e possibilidades futuras dessa grande metrópole em que vivemos, refletindo sobre qual o papel que os rios exercem nessa dinâmica. São Paulo é um lugar de uma imensa concentração de rios escondidos por ruas que construímos. E uma das coisas mais belas que a arte é capaz de provocar é nos fazer ver o invisível.

O que propomos aqui é uma espécie de infiltração, a partir da qual os assuntos e conhecimentos se contaminam, e a poética artística é o veículo para que isso aconteça. É água o que os artistas trazem para essa exposição. Uma água seca que inunda essa antiga usina de lixo. A água é uma questão vital, coletiva, humana e política, e por isso mesmo, a arte lhe diz respeito.

nota

NE – texto curatorial da mostra Rios e ruas – intervenções, Praça Victor Civita, de 17 de outubro a 30 de novembro de 2014. Concepção de Charles Groisman. Curadoria de Marcello Dantas. Trabalhos de Eduardo Srur, Carla Caffé, Paulo Von Poser, Zezão e Danilo Zamboni.

sobre o autor

Marcello Dantas é curador da mostra Rios e Ruas Intervenções.

Mostra <1>Rios e ruas – intervenções, curadoria de Marcello Dantas
Foto divulgação

Mostra <1>Rios e ruas – intervenções, curadoria de Marcello Dantas
Foto divulgação

 

comments

085.05 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

085

085.01 homenagem

José Paulo de Bem (1943-2014)

Vida de arquiteto

Antonio Carlos Sant’Anna Jr

085.02 evento

ECAADE 2014

A fusão entre a academia e a prática profissional

Gabriela Celani

085.03 expografia

Lina Bo Bardi ganha presente de 100 anos

Os cavaletes de vidro estarão de volta ao Masp

Renato Anelli

085.04 homenagem

Carlos Dias, Lito (1961-2014)

Arquiteto, pintor, amigo

Lucas Fehr

085.06 bienal de veneza 2014

Fundamentals

Curadoria como discurso

Anne Capelo

085.07 evento

Força jovem

Resumo da IX Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo, Rosário, Argentina

Roberto Ghione

085.08 urbanismo

A cidade do amanhã

Luiz Fernando Janot

085.09 sociedade

O caminho da inclusão

Jessé de Souza

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided