Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
A XII Semana Viver Metrópole, organizada por alunos da FAU Mackenzie, ocorre de 19 a 23 de outubro de 2015. Com participações de Isay Weinfeld, Márcio Kogan, Marcos Acayaba, Siegbert Zanettini e Hector Vigliecca, aposta-se no protagonismo dos estudantes.

how to quote

BRAGA, Victoria. XII Semana Viver Metrópole. Quando a Faculdade torna-se Escola. Minha Cidade, São Paulo, ano 16, n. 183.07, Vitruvius, out. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/16.183/5776>.



A XII Semana Viver Metrópole acontece de 19 a 23 de outubro de 2015, durante exatos cinco dias. Apesar da referência no próprio nome, a Semana não pretende ser data num calendário, marcada para se repetir todos os anos, nos mesmos dias, do mesmo mês. O que, de fato, ela se propõe a ser é um estado de espírito coletivo: manifestar a liberdade e a possibilidade de se pensar, de se debater, de se posicionar. Podemos dizer que, talvez por uma semana, presenciamos uma Escola.

“Futuro do pretérito, presente de qual futuro?” é o tema que rege a edição desse ano. Para que futuro está se apontando afinal? Reconhecer a responsabilidade do arquiteto e do designer como transformadores do mundo parece de certa forma algo implícito, mas poucos se lembram disso durante a sua formação, e mesmo depois dela.


Teaser oficial do XII Viver Metrópole (1)

Grande nomes da arquitetura dentro do cenário nacional e internacional tais como Isay Weinfeld, Márcio Kogan, Marcos Acayaba, Siegbert Zanettini, Hector Vigliecca, entre tantos outros, marcam presença no evento. Porém, não são eles os protagonistas da Semana: cabe aos alunos assumirem esse papel. E não se pode dizer que é tarefa fácil. Durante todo o ano as condicionantes apontam na direção oposta. Para a grande maioria, um cotidiano repleto de datas de entrega, porém esvaziado de conteúdo e reflexão. De ouvir e não questionar, apenas aceitar o que se recebe, como se aceita uma mercadoria. Mas afinal, o que os alunos têm a dizer?

A Semana apoia-se no alicerce da reflexão e proposição: workshops contínuos compostos por alunos, professores e convidados formam a base estrutural das atividades, reforçando a prática estudantil como o enfoque do evento. Na sexta-feira, dia do fechamento da Semana, todos os workshops farão as apresentações dos seus respectivos resultados. Será o momento pelo qual mais se espera: ouvir o que a Escola tem a dizer, como se posiciona e quem sabe, como se posicionará dali para frente.

A XII Semana Viver Metrópole pretende ecoar esse espírito através da voz dos alunos. E dessa vez, isso só depende deles.

Cartaz de divulgação do XII Viver Metrópole
Imagem divulgação [Dafam]

nota

1
Créditos completos: Teaser da XII Semana Viver Metrópole <www.vitruvius.com.br/jornal/news/read/2414>

sobre a autora

Victoria Braga é aluna de graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie – FAU Mackenzie e estagiária do Portal Vitruvius.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided