A área definida para a implantação da nova Câmara se encontra ao longo do Eixo Monumental junto à Praça do Burití, ao Palácio do Burití (Poder Executivo) e ao Palácio da Justiça (Poder Judiciário) configurando a Praça dos Três Poderes no âmbito distrital.
Trata-se, portanto, de uma situação urbana muito específica, onde é onipresente uma lógica urbanística e arquitetônica modernista e simbólica.
A implantação geral da Câmara Legislativa do Distrito Federal se dá segundo a criação de duas praças públicas separadas por um muro diagonal. Uma de caráter cívico, aberta para o Eixo Monumental, apresentando o plenário como edifício simbólico. A outra rebaixada e preservada, cria um espaço de encontro e convívio das pessoas nas suas atividades cotidianas, abrigadas da linha do horizonte da extensa paisagem da capital.
O edifício organiza-se em diferentes volumes que expressam os diferentes conjuntos do programa. O plenário acomoda-se em um volume semi-circular implantado na cota mais alta da praça de acesso, dominando o conjunto. Os escritórios e gabinetes dos deputados localizam-se em uma lâmina longa e horizontal que se relaciona volumetricamente com a estrutura urbana do entorno e funciona como suporte visual para o volume do plenário, interligado por uma galeria transparente. A galeria estabelece a ligação dos acessos de público (pela praça cívica) e de deputados (pela rua posterior) para o plenário, e as circulações, diferenciadas, são resolvidas em diferentes níveis.
Comissões, auditórios e outros volumes secundários localizam-se no nível dos pilotis ou da praça rebaixada, relacionando-se diretamente com o público e funcionários da Câmara.
ficha técnica
nome do projeto
Câmara Legislativa do Distrito Federal
local
Brasília DF
origem da contratação
1º Prêmio em concurso nacional
autores do projeto inicial
Luis Mauro Freire, Maria do Carmo Vilariño, Fábio Mariz Gonçalves, Zeuler Rocha Melo de Almeida Lima, Eurico Ramos Francisco e Lívia Leite França
coordenador do projeto atual
Luis Mauro Freire
colaboradores
José Mário de Castro Gonçalves, Luis Oliveira Ramos, Alexsander Laranjeira, Paulo Cuconati, Eliane Sena
projeto
1989 - 2007
área do terreno
18.700,00m2
área construída
48.277,00m2
fundações
Hidrosolo Consultoria e Engenharia de Projetos
estrutura de concreto
Engeserj Engenharia
Simetria Engenharia
estrutura metálica
Welder Silva de Miranda
Ferenge Estruturas Metálicas
instalações prediais
Critério Engenharia Consultiva
luminotécnica, conforto ambiental
LABAUT Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética
luminotécnica
Franco e Fortes Lighting design
acústica
Alexandre Sresnewsky
caixilhos
André Mehes
construção
Via Engenharia
fotos
Luis Mauro Freire
modelo eletrônico
Visualize Arquitetura Digital
modelo físico
Maquetaria da Vila