O projeto consistiu na reforma de dois últimos andares de um edifício de escritórios da década de 1980, no bairro do Itaim, projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
A partir da análise do programa, a proposta mesclou os ambientes necessariamente compartimentados e de uso confidencial ao espaço de trabalho aberto, potencializando as instalações disponíveis no projeto original.
A solução foi criar uma estrutura metálica em forma de grelha “parasita” à estrutura de concreto existente, guardando sempre uma distância para que o projeto original fosse preservado e compreendido. Os perfis de aço desta grelha solucionam a ocupação, uma vez que neles foram fixados os forros, os painéis divisórios e as portas corrediças. Este sistema resolve a vedação das salas, com exigências de isolamento acústico, sem obstruir a visão para a área coletiva.
No vão existente no projeto original, foi instalada uma estrutura metálica que associa a escada às estantes da biblioteca. Assim, se comunicam os andares – um dedicado à produção e a cobertura ocupada pela diretoria.
O andar da diretoria seguiu o mesmo conceito do inferior no que diz respeito à criação de estrutura metálica auxiliar. Neste caso, atirantada à laje de concreto aparente, a estrutura define as salas dos diretores e as salas de reuniões, fechadas por painéis móveis ora de madeira, ora de vidro, dependendo do nível de transparência e privacidade desejado para cada ambiente. A solução de projeto, incluindo a iluminação, permite que sejam configuradas disposições diversas para o dia a dia com dispositivos específicos para a flexibilidade de cada um dos ambientes, de acordo com o uso pretendido.
O terraço na cobertura recebeu um jardim e um novo piso, elevado em relação à laje, sombreando-a e preservando a impermeabilização. A vegetação mais densa junto à fachada Oeste para protege as salas da diretoria da insolação e uma vegetação mais esparsa na fachada oposta para não obstrui a vista para o Parque do Ibirapuera.
ficha técnica
projeto
Escritório Guedes Nunes Oliveira Roquim Advogados Associados
área de intervenção
600 m²
custo de execução
R$ 1.000.000,00
realização de projeto e obra
De julho a dezembro de 2009
projeto de arquitetura, coordenação de projetos complementares e gerenciamento de obra
Arquitetos José Armênio de Brito Cruz e Gustavo Marchetti Panza
colaboradores
Arquitetos Bianca de Cillo, Claudia Araujo, Gabriel Gutierrez, Paula Amadei e Marina Tonussi (coordenação de obra)