Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Projeto de reforma de dois últimos andares de um edifício de escritórios da década de 1980, no bairro do Itaim, projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Escritório Guedes Nunes Oliveira Roquim Advogados Associados. Projetos, São Paulo, ano 11, n. 125.07, Vitruvius, maio 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/11.125/3889>.


O projeto consistiu na reforma de dois últimos andares de um edifício de escritórios da década de 1980, no bairro do Itaim, projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

A partir da análise do programa, a proposta mesclou os ambientes necessariamente compartimentados e de uso confidencial ao espaço de trabalho aberto, potencializando as instalações disponíveis no projeto original.

A solução foi criar uma estrutura metálica em forma de grelha “parasita” à estrutura de concreto existente, guardando sempre uma distância para que o projeto original fosse preservado e compreendido. Os perfis de aço desta grelha solucionam a ocupação, uma vez que neles foram fixados os forros, os painéis divisórios e as portas corrediças. Este sistema resolve a vedação das salas, com exigências de isolamento acústico, sem obstruir a visão para a área coletiva.

No vão existente no projeto original, foi instalada uma estrutura metálica que associa a escada às estantes da biblioteca. Assim, se comunicam os andares – um dedicado à produção e a cobertura ocupada pela diretoria.

O andar da diretoria seguiu o mesmo conceito do inferior no que diz respeito à criação de estrutura metálica auxiliar. Neste caso, atirantada à laje de concreto aparente, a estrutura define as salas dos diretores e as salas de reuniões, fechadas por painéis móveis ora de madeira, ora de vidro, dependendo do nível de transparência e privacidade desejado para cada ambiente. A solução de projeto, incluindo a iluminação, permite que sejam configuradas disposições diversas para o dia a dia com dispositivos específicos para a flexibilidade de cada um dos ambientes, de acordo com o uso pretendido.

O terraço na cobertura recebeu um jardim e um novo piso, elevado em relação à laje, sombreando-a e preservando a impermeabilização. A vegetação mais densa junto à fachada Oeste para protege as salas da diretoria da insolação e uma vegetação mais esparsa na fachada oposta para não obstrui a vista para o Parque do Ibirapuera.

ficha técnica

projeto

Escritório Guedes Nunes Oliveira Roquim Advogados Associados

área de intervenção

600 m²

custo de execução

R$ 1.000.000,00

realização de projeto e obra

De julho a dezembro de 2009

projeto de arquitetura, coordenação de projetos complementares e gerenciamento de obra

Arquitetos José Armênio de Brito Cruz e Gustavo Marchetti Panza

colaboradores

Arquitetos Bianca de Cillo, Claudia Araujo, Gabriel Gutierrez, Paula Amadei e Marina Tonussi (coordenação de obra)

comments

125.07 reforma
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Piratininga Arquitetos Associados
São Paulo SP Brasil

share

125

125.01 concurso

Restauro e ampliação no edifício da Cepal em Santiago do Chile

Paulo Bruna

125.02 profissional

Edifício Sede do Confea – Brasília DF

125.03 profissional

Sede do Sebrae Nacional em Brasília DF

125.04 institucional

Câmara Legislativa do Distrito Federal

125.05 crítica

La casa de Jean Prouvé en Nancy

Flavio Castro

125.06 crítica

A igrejinha de Oscar Niemeyer

Francisco Lauande

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided