Quando o Brasil era moderno
Quando o Brasil era moderno
Guia de arquitetura 1928-1960
Lauro Augusto de Paiva Cavalcanti
Aeroplano, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2001
edition: português
paperback
468 p
17 x 15 x 4 cm
1,1 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
85-86579-21-1
(projeto de arquitetura, arquitetura moderna)
about the book
Abrange não só o Rio, mas todo o Brasil, começando pelo projeto da residência do arquiteto Gregori Warchavchik até a inauguração de Brasília.
O guia, de 468 páginas ilustradas, lista 33 arquitetos por ordem alfabética, com os trabalhos mais significativos de cada um em ordem cronológica, totalizando 125 projetos descritos, incluindo prédios que foram demolidos e aqueles que não saíram do papel. "Eles nos ilustram a respeito dos conceitos e concepções dos arquitetos, ao passo que seria cruel submeter a arquitetura desaparecida a uma segunda morte, aquela do esquecimento", justifica Lauro.
Em cada verbete o leitor encontra descrições, comentários e sugestão detalhada de leitura complementar. Os projetos que se destacam por sua excepcionalidade ou papel decisivo na história encontram-se no capítulo intitulado "especiais". No final do volume há uma listagem remissiva das obras.
A publicação é resultado de uma meticulosa pesquisa em 200 livros e revistas nacionais e estrangeiros e pretende suprir a lacuna bibliográfica que existe sobre o tema. O autor teve a preocupação de utilizar uma linguagem acessível, servindo de referência para arquitetos e pesquisadores e para o público leigo.
about the author
Lauro Augusto de Paiva Cavalcanti
Arquiteto e antropólogo pela UFRJ. É conselheiro da Casa Lucio Costa e da Fundação Oscar Niemeyer. Membro do conselho editorial do Iphan, diretor do Paço Imperial, além de professor.