Com o polinucleamento urbano, o Distrito Federal passou a sofrer do afunilamento das vias em direção ao Plano Piloto. Hoje, o grande problema de Brasília é a circulação de pessoas e materiais, cuja solução encontra-se na área do transporte público.
Brasília não é e nunca foi o Plano Piloto. O conceito de Lucio Costa para Brasília previa o crescimento da cidade mediante núcleos satélites organicamente incorporados ao todo. Tal realidade revela o caráter antissocial da criação do Estado do Planalto.
O expediente do “notório saber” para a contratação de planos e projetos em Brasília leva à constatação que a cidade deveria ser, aos 50 anos, um modelo de organização e de civilização, o exato antônimo da barbárie predominante.
A utopia urbanística e arquitetônica de Brasília, identificada com as propostas de Le Corbusier, agora pode ser associadas às idéias contemporâneas de Rem Koolhaas, como um sistema urbano complexo
Urbanistas já abandonaram a cartilha que deu origem a Brasília; o carro virou um vilão, a velha rua foi revalorizada e a separação de usos hoje é tida como um erro.