Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Engenho Beija-flor na Serra do Itapeti. Foto Victor Hugo Mori
mouseovermouseover

Vistas do Elevado Costa e Silva, o famigerado "Minhocão" de São Paulo
Fotos Victor Hugo Mori

abstracts

português
O autor, antigo militante prol derrubada do Minhocão, manifesta-se mais uma vez sobre a impossibilidade da metrópole paulistana continuar a viver com esta aberração infraestrutural.


how to quote

GORSKI, Michel. Funciona, mas não é bom. Arquiteturismo, São Paulo, ano 04, n. 044.06, Vitruvius, out. 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/04.044/3636>.


Diz a lenda que em um belo dia, o mestre Vilanova Artigas, apontando para o Minhocão em São Paulo, disse: "funciona, mas não é bom".

Outro mestre, Carlos Lemos, em recente artigo publicado na revista Minha Cidade, disse: "Concordamos plenamente com a intenção da demolição do Minhocão da Serraria”, e reforça a manifestação com uma mensagem ao prefeito: "querer é poder" (1).

No Arquiteturismo n. 43, em artigo sobre Barcelona (2), há uma chamada significativa para um cartaz: “En Barcelona todo cabe pero no todo vale”!

Até quando algo tão desprovido de urbanidade como uma via elevada, para circulação exclusiva de veículos particulares, permanecerá deteriorando toda uma região da maior metrópole sul-americana? Sendo que nos locais de onde o modelito elevado foi copiado, um a um eles estão sendo postos abaixo, com celebrações “a la muro de Berlim”.

Queremos derrubar já este muro virtual e reagrupar os habitantes de bairros separados pela sombra do famigerado elevado, como Santa Cecília com Campos Elísios, Higienópolis com a Barra Funda, Vila Buarque com a própria Vila Buarque.

notas

1
LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. Que o “Minhocão” não faça falta. Minha Cidade, São Paulo, 10.120, Vitruvius, jul. 2010 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/10.120/3507>.

2
CAPRETZ, Carlos. ¡!La Mercè en dos carteles. Arquiteturismo, São Paulo, 04.043, Vitruvius, set. 2010 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/04.043/3521>.

comments

044.06 Editorial
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

044

044.01 Ensaio fotográfico

O olhar tangente

Flávio Coddou

044.02 Ensaio fotográfico

Fordlandia

Carlos M Teixeira

044.03 Roteiro de viagem

Bilbao é muito mais que o Guggenheim

Gabriela Celani

044.04 Turismo e cultura

Igreja Anglicana de Paranapiacaba

Gustavo Secco

044.05 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Victor Hugo Mori

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided