Diz a lenda que em um belo dia, o mestre Vilanova Artigas, apontando para o Minhocão em São Paulo, disse: "funciona, mas não é bom".
Outro mestre, Carlos Lemos, em recente artigo publicado na revista Minha Cidade, disse: "Concordamos plenamente com a intenção da demolição do Minhocão da Serraria”, e reforça a manifestação com uma mensagem ao prefeito: "querer é poder" (1).
No Arquiteturismo n. 43, em artigo sobre Barcelona (2), há uma chamada significativa para um cartaz: “En Barcelona todo cabe pero no todo vale”!
Até quando algo tão desprovido de urbanidade como uma via elevada, para circulação exclusiva de veículos particulares, permanecerá deteriorando toda uma região da maior metrópole sul-americana? Sendo que nos locais de onde o modelito elevado foi copiado, um a um eles estão sendo postos abaixo, com celebrações “a la muro de Berlim”.
Queremos derrubar já este muro virtual e reagrupar os habitantes de bairros separados pela sombra do famigerado elevado, como Santa Cecília com Campos Elísios, Higienópolis com a Barra Funda, Vila Buarque com a própria Vila Buarque.
notas
1
LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. Que o “Minhocão” não faça falta. Minha Cidade, São Paulo, 10.120, Vitruvius, jul. 2010 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/10.120/3507>.
2
CAPRETZ, Carlos. ¡!La Mercè en dos carteles. Arquiteturismo, São Paulo, 04.043, Vitruvius, set. 2010 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/04.043/3521>.