As fotos que compõem este ensaio foram tiradas entre janeiro e fevereiro de 2010 e extraídas da exposição “40 imagens de Cuba”, com edição do ensaio assinada por Simone Oliveira. Ao todo, visitei doze cidades ao longo do eixo ocidente-oriente nas várias regiões da ilha de Cuba.
O critério principal da escolha destas fotos foi a qualidade artística, independente da representação que o registro pudesse mostrar sobre um país tão controverso como Cuba.
Não fiz censura quanto às partes deterioradas das cidades visitadas – aliás, é o que eu particularmente tenho predileção em fotografar– e também não me preocupei em mostrar as novas obras, os restauros e as melhorias que por lá estão sendo feitos.
A câmera passou por lá como uma brisa ingênua e apolítica, buscando talvez a poesia dos lugares, as ricas matizes dos coloridos – ou descoloridos –, as texturas rotas, ricas e expressivas, os simpáticos semblantes dos acolhedores cubanos e o estranhamento natural de um viajante com seu mirar estrangeiro.
sobre o autor
Silvio Zamboni é artista visual e fotógrafo, pioneiro no uso de microcomputadores em arte no Brasil. Doutor em Artes pela USP, é professor aposentado do Instituto de Artes da UnB. É autor dos livros A Pesquisa em Artes – um paralelo entre arte e ciência, (Autores Associados, 1998) e Poesia Visual (Plano, 2002). Já realizou dezenas de exposições Individuais e coletivas, na Brasil e exterior.