Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

arquiteturismo

abstracts

português
A revista Arquiteturismo (ISSN 1982-9930) comemora cinco anos no ar. Uma das sete revistas do portal Vitruvius, o periódico tem abordado ao longo do tempo as infinitas relações entre turismo e arquitetura.


how to quote

GUERRA, Abilio; GORSKI, Michel. Arquiteturismo, cinco anos. Arquitetura e turismo com descontração e humor. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 059-060.07, Vitruvius, fev. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.059-060/4249>.


“Nossa intenção ao criarmos este novo ambiente na Internet – o Arquiteturismo, revista online mensal sobre turismo arquitetônico – é abrir espaço para um olhar diferente sobre as cidades, suas edificações e seus detalhes. Queremos estimular a discussão com descontração e humor, como é a atitude e o comportamento desejáveis do turista. Arquiteturismo é a associação dos universos das edificações (não obrigatoriamente emblemáticas) e das cidades aos do turismo, que caminham cada vez mais próximos hoje em dia” (1).

A epígrafe acima é trecho do editorial do primeiro número da revista Arquiteturismo. Passados cinco anos, nós temos a satisfação de termos mantido a publicação no ar dentro de sua periodicidade, não só conservando o espírito original, mas agregando ao longo do tempo novas possibilidades de olhar e apreciar o ambiente construído. Se na seção “arquiteturismo em questão” têm sido possível explorar com rigor aspectos variados do turismo cultural, na seção “Ministério do Arquiteturismo” disponibilizamos uma série de situações divertidas e bem humoradas do cotidiano de quem viaja pelos variados recantos do mundo. No último ano foi incluída a série “quiz show”, com jogos lúdicos de adivinhação do patrimônio arquitetônico e artístico espalhado por nossas cidades. Chamar a atenção para obras de enorme valor artístico-cultural, que estão ao alcance dos olhos dos pedestres distraídos, não deixa de ser uma forma divertida de se conversar sobre coisas sérias.

O termo arquiteturismo, cunhado por nós, é hoje amplamente utilizado, inclusive em textos científicos produzidos na universidade. Dele já derivou o verbo arquiteturizar, que aos poucos vem ganhando presença em conversas coloquiais e textos diversos. Nosso objetivo original foi forjar um nome sintético que abrangesse os universos do turismo e da arquitetura, esta pensada como construção do habitat humano em todas as escalas e em toda sua abrangência. Esperamos que o esforço destes cinco anos de trabalho editorial tenha se traduzido em nossos objetivos iniciais: discutir com descontração e humor as infinitas relações entre turismo e arquitetura.

nota

1
GUERRA, Abilio; GORSKI, Michel. Arquiteturismo = arquitetura + turismo. Arquiteturismo, São Paulo, 01.001.08, Vitruvius, mar. 2007 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.001/1309>.

 

comments

059.07 editorial
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

059-060

059.01 ensaio fotográfico

Londres

Victor Hugo Mori

059.02 viagem de formação

Viva México!

Marcos Guimarães

059.03 roteiro de viagem

Vila de Óbidos: o burgo medieval português

Archimedes Raia

059.04 arquiteturismo em questão

Sartre e a arte de andar nas ruas de Veneza

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

059.05 quiz show

Quem sabe o nome do arquiteto, do paisagista e do artista?

Michel Gorski

059.06 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided