“Nossa intenção ao criarmos este novo ambiente na Internet – o Arquiteturismo, revista online mensal sobre turismo arquitetônico – é abrir espaço para um olhar diferente sobre as cidades, suas edificações e seus detalhes. Queremos estimular a discussão com descontração e humor, como é a atitude e o comportamento desejáveis do turista. Arquiteturismo é a associação dos universos das edificações (não obrigatoriamente emblemáticas) e das cidades aos do turismo, que caminham cada vez mais próximos hoje em dia” (1).
A epígrafe acima é trecho do editorial do primeiro número da revista Arquiteturismo. Passados cinco anos, nós temos a satisfação de termos mantido a publicação no ar dentro de sua periodicidade, não só conservando o espírito original, mas agregando ao longo do tempo novas possibilidades de olhar e apreciar o ambiente construído. Se na seção “arquiteturismo em questão” têm sido possível explorar com rigor aspectos variados do turismo cultural, na seção “Ministério do Arquiteturismo” disponibilizamos uma série de situações divertidas e bem humoradas do cotidiano de quem viaja pelos variados recantos do mundo. No último ano foi incluída a série “quiz show”, com jogos lúdicos de adivinhação do patrimônio arquitetônico e artístico espalhado por nossas cidades. Chamar a atenção para obras de enorme valor artístico-cultural, que estão ao alcance dos olhos dos pedestres distraídos, não deixa de ser uma forma divertida de se conversar sobre coisas sérias.
O termo arquiteturismo, cunhado por nós, é hoje amplamente utilizado, inclusive em textos científicos produzidos na universidade. Dele já derivou o verbo arquiteturizar, que aos poucos vem ganhando presença em conversas coloquiais e textos diversos. Nosso objetivo original foi forjar um nome sintético que abrangesse os universos do turismo e da arquitetura, esta pensada como construção do habitat humano em todas as escalas e em toda sua abrangência. Esperamos que o esforço destes cinco anos de trabalho editorial tenha se traduzido em nossos objetivos iniciais: discutir com descontração e humor as infinitas relações entre turismo e arquitetura.
nota
1
GUERRA, Abilio; GORSKI, Michel. Arquiteturismo = arquitetura + turismo. Arquiteturismo, São Paulo, 01.001.08, Vitruvius, mar. 2007 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.001/1309>.