Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Bienal de Veneza. Foto Helena Guerra

abstracts

português
Ao passear nos arredores de sua casa, a psicóloga Brenda Gottlieb descobriu uma propriedade-instalação realizada por Zé Pretinho, pessoa iluminada que emociona com sua simplicidade os que passam por sua casa em Diadema.


how to quote

GOTTLIEB, Brenda. O mundo particular de Zé Pretinho. Instalação popular revela a filosofia da tal "periferia". Arquiteturismo, São Paulo, ano 07, n. 077.08, Vitruvius, jul. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/07.077/4807>.


Sou psicóloga, e as artes sempre me encantaram. Conheci Zé Pretinho por acaso: o Muro, instalação que estou apresentando a vocês, ficava no “meu caminho”, mais exatamente em Diadema, município da Grande São Paulo com cerca de 390 mil habitantes e distante 19 quilômetros da Capital.

Numa manhã preguiçosa de domingo peguei minha câmera de iniciante nas artes da fotografia e fui brincar de fotografar. Zé Pretinho me aguardava como se fôssemos velhos amigos com um convite irresistível para conhecer seu mundo e seu trabalho. A partir deste encontro, divulgar sua obra e viabilizar o seu “lixo transformado em luxo” passou a ser um desafio e uma missão para mim.

O mundo criado por Zé Pretinho retrata a trágica realidade que nos cerca, estruturando e ordenando, de maneira própria e criativa, uma narrativa das figuras e situações do cotidiano brasileiro e mundial. “É um mundo particular, que reflete a sua interpretação dos fatos”.

As obras – que talvez isoladas não tivessem uma expressão plena – se inserem em conjunto na instalação e adquirem significado próprio e particular na circunstância geográfica. O Muro como representação visível dessa instalação, remete o visitante a um questionamento ético-social, estimulando-o, concomitantemente, à imaginação e à criatividade. Não há quem não se intrigue com a obra, não há quem não se encante com Zé Pretinho.

Em nosso mundo os muros protegem, no mundo do Zé Pretinho seu Muro expõem, simultaneamente, a exclusão perversa dos cidadãos da periferia pela cidade e pela nação e a possibilidade de se transformar esta mesma exclusão em arte reciclada, revista, reordenada de forma criativa e tocante.

Há bonecos, carrinhos, rostos, corpos incompletos – expressões da dor, das desigualdades, da violência – revelando o cotidiano vivenciado por milhões de oprimidos. Situações de tragédias par-a-par com suas frases, com sua filosofia, com sua simplicidade tocante, pura e profunda. Temos em seu trabalho um retrato, uma visão peculiar do lado escuro do Brasil.

Ao utilizar personagens de nosso cotidiano – situações atuais que assistimos passivamente - Zé Pretinho nos emociona com a simplicidade profunda de uma pessoa iluminada, capaz de um ver e fazer que só pode um “artista e filósofo”, como ele próprio se define.

Como diz Olívio Tavares de Araújo, cineasta, e crítico de arte, “A obra de arte não é uma confissão autobiográfica, mas pode haurir sua seiva seja da vida do autor, seja do conturbado mundo que o cerca, assim como da pura contemplação da harmonia das esferas. Muitos misteriosos e inesgotáveis são os caminhos da beleza” (1).

A plataforma editorial e tecnológica do Zé Pretinho tem como objetivo básico atender à necessidade premente e manifesta do artista – isolado num recanto remoto da periferia da Grande São Paulo – de se comunicar com o mundo. Com sua arquitetura simples porém articulada, permitirá que o artista mostre seu trabalho e revele seu universo peculiar às pessoas conectadas à Internet em todo o mundo, português ou inglês. Os usuários serão convidados a enviar perguntas ao artista, perguntas estas que serão respondidas em vídeo e publicadas no website, completando assim, a “ponte tecnológica” proposta.

O website (2) que estamos publicando é o início de um projeto que pretendemos seja mais amplo. Seu rumo seguirá os caminhos que a própria obra indicar em seu diálogo com o público ampliado pelo canal.

Temos sonhos com relação aos próximos passos, temos desejos com relação ao processo, à obra de Zé Pretinho e a “nossa” trajetória como mentora do projeto.

nota

1
ARAÚJO, Olívio Tavares de. Livro de artes brasileiras. Rio de Janeiro, JC Editora, 2007.

2
Website Zé Pretinho <www.zepretinho.com>. Conheça o Muro do Zé Pretinho.

sobre a autora

Brenda Gottlieb é psicóloga junguiana pela SBPA, Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Membro do IAAP – International Association for Analytucal Psychology. Atua desde 1980 em consultório particular em São Paulo, Brasil.

comments

077.08 arte popular
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

077

077.01 exposição

Bienal de Veneza

Helena Guerra

077.02 arquiteturismo em questão

Novas portas de Viena

Márcio Correia Campos

077.03 viagem literária

Três horas em Lisboa

Juliano Carlos Cecílio Batista Oliveira

077.04 manifestação popular

Marcha sensível

Juliana Monferdini

077.05 exposição

Lógica da acumulação

Sheila Leirner

077.06 quiz show

Quem sabe o nome do artista?

Michel Gorski

077.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Abilio Guerra and Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided