O Brasil estava bem representado na concorridíssima Design Week de Milão que fechou-se no domingo 22 de abril. Havia Maestri brasiliani na exposição-evento que a revista Interni realiza cada ano no pátio na Università degli Studi (este ano dedicada ao tema House in motion); grandes mestres e jovens talentos na exposição Design Brasiliano dal Modernismo ad oggi no Spazio Edit do "Maroncelli District", onde também eram apresentadas as coleções timeless de Sérgio Rodrigues, produzidas pela LinBrasil.
Mas o destaque da semana foi Santos Dumont, que ganhou da Cartier, no Parco Sempione, uma espetacular homenagem ao pé do Arco della Pace, um dos maiores monumentos neoclássicos de Milão e sem duvida aquele com a história mais intrigante.
Projetado em 1806, como estrutura efêmera, pelo arquiteto Cagnola, para comemorar o casamento do vice-rei da Itália Eugênio Beauharnais, e logo em seguida reconstruído em versão permanente para celebrar a vitória de Napoleão em Jena, o Arco – inaugurado só em 1838 pelo imperador Francisco I de Habsburgo – passou a celebrar a paz sancionada pelo Congresso de Viena e vinte anos depois o fim da dominação dos próprios Habsburgos sobre a cidade, com relativas mudanças de placas e entradas, saídas e adaptações de baixo-relevos e estátuas.
Por ocasião do Fuorisalone, eis que o monumento amado (e esquecido) pelos milaneses mais uma vez foi trazido de volta à atenção do público: através de uma operação sutil de marketing cultural que o fez dialogar com um produto novo e surpreendente, verdadeira soma dos recursos criativos e técnicos da cidade de hoje.
Os dois elegante caselli daziari (prédios para pagamento de pedágio) recentemente restaurados, que ladeiam o monumento, estavam conectados com uma estrutura transparente de 60 metros, alusiva na forma ao famoso relógio de pulso e no comprimento à primeira decolagem do biplano 14 Bis em Paris.
No interior, a aventura parisiense do pioneiro brasileiro do voo – e do design – era contada em sete etapas: sound experience (dos Subsonica) (4); filme de 60 segundos de Sem Edwards estrelado por Jake Gyllenhaal (1); Dj set; exposição de imagens dedicada ao Incontro entre Santos Dumont e Louis Cartier em Paris, que levou à invenção do relógio Santos; Clouds para o espectador viajar entre as nuvens acompanhado por 60 monitors; Wind Gallery para reviver a emoção do ar.
No grande cubo de cristal ao centro, pairava no ar o 14 Bis, reinterpretado através de materiais de alta tecnologia.
O projeto da instalação, evocador dos sonhos da belle époque e de sua fé no futuro, foi confiado pela Maison Cartier ao Giò Forma, o versátil atelier milanês de design, arte e arquitetura, que assinou L'Albero della vita, icone da Expo 2015, e o product design de inúmeros concertos rock, festas, desfiles e da edição deste ano do Don Pasquale no Teatro della Scala, entre outros.
nota
1
STRANDBERG, Keith W. Celebrating Santos – Seb Edwards Directs Jake Gyllenhaal for Cartier. Revolution, 16 abr. 2018 <https://www.revolution.watch/santos-seb-edwards-directs-jake-gyllenhaal-cartier>.
sobre a autora
Giovanna Rosso del Brenna, italiana, é historiadora da arte. É docente da Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, desde 2001, e da Università degli Studi di Genova, desde 2000. Foi Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) entre 1978 e 1990.