A cidade de Angkor Thom, localizada no atual Camboja, foi fundada no século XII pelo Imperador Jayavarman VII e prosseguiu com os seus descendentes. Ao contrário de Angkor Wat, dedicada ao hinduísmo, a Angkor Thom foi dedicada ao budismo. Com o desenho quadrangular alinhado aos pontos cardeais, mede 3 km por 3 km, cercado por um fosso ou piscina d’água. A área abriga vários templos, terraços e a estrutura palaciana.
O Portal de acesso Sul com os rostos de Buda prenuncia o templo principal no centro do quadrado denominado Templo de Bayon. Edificado a partir do século XII, este é o mais complexo dos templos de Angkor Thom, pois sofreu transformações e incorporações de deuses hinduístas substituídos pelo budismo. As faces de Buda convivem com o balé das Apsaras incorporadas agora à mitologia budista.
sobre o autor
Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).