A cidade de Angkor Thom, localizada no atual Camboja, foi fundada no século XII pelo Imperador Jayavarman VII e prosseguiu com os seus descendentes. Ao contrário de Angkor Wat, dedicada ao hinduísmo, a Angkor Thom foi dedicada ao budismo. Com o desenho quadrangular alinhado aos pontos cardeais, mede 3 km por 3 km, cercado por um fosso ou piscina d’água. A área abriga vários templos, terraços e a estrutura palaciana.
O Portal de acesso Sul com os rostos de Buda prenuncia o templo principal no centro do quadrado denominado Templo de Bayon. Edificado a partir do século XII, este é o mais complexo dos templos de Angkor Thom, pois sofreu transformações e incorporações de deuses hinduístas substituídos pelo budismo. As faces de Buda convivem com o balé das Apsaras incorporadas agora à mitologia budista.

Angkor Thom, Portão Sul, Camboja
Foto Victor Hugo Mori

Angkor Thom, Templo de Bayon, Camboja
Foto Victor Hugo Mori

Angkor Thom, Templo de Bayon, Camboja
Foto Victor Hugo Mori
sobre o autor
Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).