Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Praça Jamaa el-Fna, Marrocos. Foto Victor Mori

abstracts

português
Viagem de estudo para a ilha de Torcello, próximo a Veneza, quando o autor realizava o estágio de pós-doutorado na Università IUAV di Venezia.


how to quote

LIMA, Fabio Jose Martins de. Torcello, Itália. Tradição presente na materialidade. Arquiteturismo, São Paulo, ano 12, n. 137.06, Vitruvius, ago. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/12.137/7083>.


A jornada para Torcello foi motivada pela pesquisa, durante o estágio de pós-doutorado na Università IUAV di Venezia, em 2012, com  vários itinerários percorridos para o entendimento das nuances entre a tradição e a contemporaneidade. Esta ilha foi uma das primeiras a serem povoadas, ainda no final do século 7. No ano 639, foi fundada a Basílica de Santa Maria, dedicada a Santa Maria Assunta no ano de 1008. No conjunto da basílica, cujo aspecto atual remete ao século 12, se insere também a igreja de Santa Fosca, com belos afrescos e mosaicos inseridos nas paredes e nos pisos.

O partido medieval com o campanário e o volume circular da nave, com alvenarias de tijolos aparentes e cobertura em telhas cerâmicas, foi preservado pela força da comunidade. A tradição ecoa nas paredes, nos pisos e nos tetos, com a materialidade acumulada de tempos passados a provocar a sensibilidade dos visitantes.

A decadência ocorreu aproximadamente no ano de 1400, por problemas gerados por doenças, que atormentaram a República Sereníssima de Venezia nos anos de 1300 e em 1500. Com isso, o despovoamento da ilha foi um processo que gerou o arruinamento do complexo. Atrelado a este, ainda no início do ano de 1870, foi instalado o Museu de Torcello, que, na atualidade, apresenta um rico acervo arqueológico com a história da ilha e das próprias origens de Veneza.

O acesso a Torcello é feito por vaporetto, que parte de Burano, com percurso que permite vislumbrar a esplêndida paisagem da Laguna de Veneza com a sua vasta superfície. Ao desembarcar, percebe-se a singeleza do conjunto edificado, no caminho que conduz até a basílica, pela percepção progressiva, ao longo do rio principal, que serpenteia suavemente, com as suas pontes, onde predomina o silêncio.

A composição do partido se apresenta nos detalhes da construção, estes expostos pelo sistema construtivo, conjugado em materiais diversificados, como tijolos maciços, madeiras, pedras, telhas cerâmicas, que dão o sentido de estabilidade e permitem a fruição do olhar nos vários planos compostos.

Além da basílica se inserem no conjunto, ao redor de uma praça, o Palácio do Arquivo e o Palácio do Conselho, que compõem o Museu de Torcello. Restaurantes, como a Locanda Cipriani e pequenos hotéis complementam os serviços para os turistas, estes que, na atualidade, movimentam a economia.

Imagem de João Paulo II no interior da Basílica
Foto/photo Fabio Lima

sobre o autor

Fabio Jose Martins de Lima nasceu em Belo Horizonte, em 02 de setembro de 1961 e fotografa desde 1983. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, a partir de 1999. Em Juiz de Fora coordena o grupo Urbanismo.mg/FAUUFJF que desenvolve atividades de pesquisa e extensão com o apoio da Capes, CNPq, Fapemig.

comments

137.06 viagem de estudo
abstracts
how to quote

languages

original: português

others: english

share

137

137.01 visita cultural

De Sevilha e outros Sertões

José Lira

137.02 viagem de estudo

Brasília, Lisboa, Macau

Sérgio Jatobá

137.03 exposição

Arquitetos, política e bienal ou Freespace a 30 euros

Lívia Zanelli de Morais

137.04 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Michel Gorski and Abilio Guerra

137.05 caminhada

Da ilha longínqua

Abilio Guerra

137.07 quiz show

Quem sabe o nome do arquiteto?

Marcio Novaes Coelho Jr

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided