Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Zona portuária de Angra dos Reis. Foto Abilio Guerra

abstracts

português
O texto traz um breve relato e um ensaio fotográfico sobre a visita às Ruínas do Engenho da Lagoinha em Ubatuba SP, que são tombadas pelo Condephaat devido a sua importância histórica como antigo Engenho da fazenda do bom retiro do início do século 19.


how to quote

VIANNA, Thamara Gasch Soares. Ruínas da Lagoinha em Ubatuba SP. Arquiteturismo, São Paulo, ano 12, n. 140.01, Vitruvius, nov. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/12.140/7152>.


Sou particularmente apaixonada por Ubatuba, situada no litoral norte de São Paulo, região que visito quase todos os anos desde a minha infância.

Ruínas do Engenho da Lagoinha, vista da lateral do conjunto, Ubatuba SP
Foto Thamara Gasch

Foi em um passeio por esta linda cidade, cercada de belas paisagens naturais, que acabei descobrindo um magnífico cenário de ruínas. Ele conta com espessas paredes de pedra e cal, com vãos de janelas arqueadas e cobertas por musgos, e grossas camadas de vegetação, o que dá um ar misterioso e bucólico ao local. Achei este paraíso por acaso, quando estava à procura de uma cachoeira; felizmente, ao errar o caminho, acabei descobrindo um oásis arqueológico da cidade de Ubatuba.

Ruínas do Engenho da Lagoinha, vista interna da lateral, Ubatuba SP
Foto Thamara Gasch

As ruínas do Engenho da Lagoinha correspondem ao que sobrou do antigo engenho da fazenda do Bom Retiro, onde foram produzidas toneladas de açúcar. O complexo foi construído no início do século 19, precisamente no ano de 1828, pelo engenheiro francês Stevenné, um dos primeiros proprietários da Lagoinha. Trata-se de um local onde se respira a história colonial do país e que com um pouco de imaginação se pode viajar a épocas passadas.

Ruínas do Engenho da Lagoinha, detalhe vegetação, Ubatuba SP
Foto Thamara Gasch

Há de se destacar que as ruínas da Lagoinha são um dos cinco bens imóveis tombados de toda a cidade de Ubatuba, sendo o único que se encontra sob forma de ruínas. Elas foram tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat em 1985, com o objetivo de proteger o patrimônio do município. Hoje as ruínas estão sob a tutela da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – FundArt.

Ruínas do Engenho da Lagoinha, detalhe, Ubatuba SP
Foto Thamara Gasch

Infelizmente a densa camada de vegetação sobre o que restou da construção e ao redor dela, embora dê um ar mágico ao local, prejudica consideravelmente qualquer tentativa de manutenção da obra e até mesmo encobre partes da construção que resistiram ao longo do tempo.

Ruínas do Engenho da Lagoinha, detalhe vão de janela, Ubatuba SP
Foto Thamara Gasch

É triste ver um local que possui vestígios da nossa história encontrar-se um pouco abandonado, sem placas explicativas da história do local, e sem segurança nenhuma. Hoje muitas pessoas passam ali para tirar fotos, por reconhecerem a beleza do lugar, mas como não possui mínima estrutura, rapidamente saem de lá. Acredito que estas ruínas com um pouco de cuidado e manutenção seriam mais visitadas, melhor apreciadas, e certamente se tornariam ponto turístico indispensável aos visitantes da região.

Ruínas do Engenho da Lagoinha, detalhe vão de janela, Ubatuba SP
Foto Thamara Gasch

sobre a autora

Thamara Gasch Soares Vianna é arquiteta (FAU UFRJ, 2012).

comments

140.01 paisagem construída
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

140

140.02 paisagem construída

Patrimônio e acessibilidade

Larissa Scarano Pereira Matos da Silva

140.03 ensaio fotográfico

Ayuthaya, Tailândia

Victor Hugo Mori

140.04 passeio cultural

PreHistorisch Dorp

Ana Carolina Brugnera and Lucas Bernalli Fernandes Rocha

140.05 viagem à minha terra

Da casa prototípica

Abilio Guerra

140.06 viagem pela memória

Viva os estudantes!

Michel Gorski

140.07 viagem cultural

Na península ibérica

Anita Di Marco

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided