Ex-presidente do Iphan, o arquiteto Italo Campofiorito, responsável pelo tombamento do Plano Piloto de Brasília pela Unesco (1987) e pelo Iphan (1990), faleceu em 27 de maio de 2020 e seguiu em viagem para a eternidade, acompanhando os passos de Mauro Bondi, arquiteto da Superintendência em São Paulo, falecido em 12 de março de 2019.
Estiveram juntos por diversas vezes, em uma delas em reunião do Conselho Consultivo do Iphan ocorrida no Palácio Capanema em 2016, registrada para a posteridade por Victor Hugo Mori, também do Iphan São Paulo.
É muito triste, do ponto de vista pessoal, e muito trágico, do ponto de vista social, que mais um grande nome de nossa arquitetura que se dedicou à proteção de nosso patrimônio artístico e arquitetônico vá embora quando a estrutura institucional de nosso principal órgão do patrimônio esteja sendo dilapidado por um governo formado por oportunistas e ignorantes.
Que os grandes homens sigam para a mesma viagem de todos os seres humanos é um destino inelutável, mas é necessário defender a instituição, pois sem ela nada legaremos às futuras gerações.
sobre o autor
Abilio Guerra é professor de graduação e pós-graduação da FAU Mackenzie e editor, com Silvana Romano Santos, do portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora.