O Mosteiro da Luz em São Paulo, fundado pelo Frei Galvão e tombado pelo Iphan, é o mais importante monumento colonial da cidade. No piso térreo está aberta ao público a igreja de planta octogonal onde se encontra o túmulo de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro, e o Museu de Arte Sacra de São Paulo. O restante do piso térreo e todo o piso superior abriga as freiras enclausuradas da Ordem das Concepcionistas.
Poucos tem acesso à área da clausura. Eu sou um deles por dever de ofício. No piso superior tem uma interessante capela privativa das freiras, que se conecta com a igreja por um treliçado. Ao entrar na capela, olha para o alto... para apreciar o forro pintado com a coroação da Virgem ao centro e pousado nas cimalhas a vida de São Francisco. Como nas obras carmelitas do Padre Jesuíno, os santos franciscanos também ficam sob a lei da gravidade e caminham nas cimalhas. Só a Santíssima Trindade, a Virgem e os anjos alados continuam a voar.
sobre o autor
Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).