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architexts ISSN 1809-6298


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Segundo Ana Rosa de Oliveira, a paisagem do Jardim Botânico da atualidade é resultante de uma sobreposição de projetos ao longo de sua existência, que nos são apresentados pela autora neste artigo


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OLIVEIRA, Ana Rosa de. Ordem e natureza. A construção da paisagem do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Arquitextos, São Paulo, ano 09, n. 103.01, Vitruvius, dez. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.103/88>.

A paisagem do Jardim Botânico pode ser comparada a um palimpsesto, ou seja, foi conformada pela sobreposição de diferentes ‘escritas’, ‘projetos’ ou mais especificamente, de leituras de jardim botânico adotadas por suas administrações ao longo de seus 200 anos. Esses projetos estariam diretamente associados às diferentes representações de natureza, ciência, arte e sociedade no Brasil. Reunir e apresentar algumas destas diferentes camadas, relacionando projetos institucionais e paisagens que constituíram o Jardim Botânico ao longo do século XIX e início do XX, constitui o objeto deste escrito (1). Pretendemos que essas notas preliminares sirvam como janelas, através das quais os leitores são convidados a espreitar o passado e o presente da instituição.

Levando em conta o caráter prospectivo desta análise, a que nível poderíamos acomodar nosso olhar? Como não poderíamos apresentar o jardim em sua globalidade, nem apreender a paisagem pela enumeração de seus componentes, tratamos de recompor o modo de reunião de suas partes, privilegiando o estudo do traçado, aspecto mais abstrato do jardim – até agora não estudado – o qual pode explicar o sucesso de sua permanência até hoje. O interesse em abordar o estudo de um jardim tão antigo pelo traçado surgiu da constatação de que se cada lugar foi submetido ao longo do tempo a modificações importantes, inclusive radicais, seu traçado, o sistema que coordena os lugares e sua distribuição, enfim, sua ordem subjacente, possibilitou que o conjunto do jardim pudesse resistir melhor e subsistir através do tempo.

Assim trataremos de ver o Jardim seguindo as modalidades inerentes à própria dinâmica do projeto na paisagem. A primeira questão que podemos nos colocar – tendo em vista que a concepção de um jardim tem início pelo controle do lugar – é sobre o que teria levado à escolha de uma fazenda afastada do centro da cidade para instalação da Fábrica de Pólvora (2) e futuro Jardim Botânico. Segundo o Decreto de 13/06/1808, as premissas que levaram a considerar o engenho e as terras da Lagoa Rodrigo de Freitas (3) como os “mais próprios” para “erigir sem perda de tempo uma fábrica de pólvora” foram associadas à necessidade de “não só um local espaçoso, mas ainda abundância de água para o movimento das diferentes máquinas, por cujo meio se hão de executar todas as necessárias operações” (4).

A localização estratégica, distante do centro urbano e a conjugação de áreas planas e íngremes, que permitiam criar os desníveis necessários para mover rodas d’água das unidades da Fábrica de Pólvora, aliada à grande extensão para cultivos, certamente concorreu para que, conforme o mesmo decreto, se “procedesse logo a incorporar nos próprios da minha Real Coroa” (5).

Um dos registros cartográficos da paisagem neste período é o Plano da Lagoa Rodrigo de Freitas de janeiro de 1809 (Figura 1). Este levantamento de “terras que pagam foros”, benfeitorias, cultivos, caminhos, cursos de água, provavelmente tenha sido orientado para converter a área escolhida em espaço geométrico, mensurável onde o Estado pudesse definir intervenções concretas. A relevância deste plano é nos permitir vislumbrar a paisagem do Jardim Botânico no momento de sua fundação, ou seja, nos remete à primeira ‘camada’ sobre a qual se instalariam as sucessivas intervenções que acabaram constituindo a paisagem atual.

Sobre o traçado do jardim em sua origem não encontramos registros cartográficos. No entanto, os viajantes Johann Spix, Carl Friedrich von Martius e Maria Graham que visitaram o jardim em 1817 e 1821, respectivamente, ao descrever o que compunha a paisagem ou os elementos que ali poderiam ter estado, dão indícios da configuração inicial do Jardim. Os dois primeiros observaram que:

A fábrica de pólvora e a residência do Sr. João Gomes Abreu (...) diretor da Fábrica e do Viveiro, estão circundados, de um lado, de colinas gramáticas cobertas de matas, do outro, pela Lagoa Rodrigo de Freitas (...) Atrás das casas está situado o dito Jardim Botânico(...) Diversas belas alamedas de árvores-do-pão do Oceano Pacífico (Artocarpus incisa), itus de folhagem cerra (Guarea trichiliodes) e mangueiras cortam a plantação, dividida em quadrados do chá chinês. Até agora estão plantados dez mil pequenos pés, a três pés de distância um do outro, em filas.(6)

Em visita de 1821, Maria Graham observaria que o Jardim Botânico:

É traçado em quadras adequadas; as aléias têm plantado, de cada lado uns castanheiros que crescem muito depressa trazidos originalmente de Bencoolen e aclimatados aqui. (...) As sebes entre as divisões são de um arbusto que eu tomaria pela murta, mas cujas folhas, ainda que fortes, não são cheirosas. (...)O cinamomo, a cânfora, a noz moscada e o cravo da Índia crescem tão bem quanto no solo natal. A fruta-pão produz o fruto admiravelmente e da mesma sorte as frutas orientais, tal como foram trazidas para cá, amadurecem tão bem quanto na Índia (...) Fiquei desapontada por não encontrar nenhuma coleção de plantas indígenas. Contudo já se fez muita coisa para se ter esperanças de desenvolvimento futuro, quando o estado político do país for mais tranqüilo para permitir dar atenção a estas cousas.(7)

Como se deduz destes relatos, nesta primeira fase, a paisagem do JBRJ (8) estava mais próxima a um horto que a um jardim. Essa idéia do Jardim como um local voltado à aclimatação e cultivo de plantas é bastante clara no Alvará de 1/3/1811, o qual, dentre as atribuições do Presidente da Real Junta estabelece aquela de:

Dirigir o estabelecimento de um jardim botânico da cultura em grande de plantas exóticas que mando se haja de formar na dita fazenda da Lagoa (...) promovendo a cultura das moscadeiras, cravos da índia, canela, pimenta e os cactos com a cochonilha; fazendo-os as necessárias experiências para conhecer-se o melhor meio de cultivá-las e propagar, e de levar ao maior grau de perfeição possível a plantação dos bosques artificiais de madeiras de lei, como são as perobas, tapinhoãs,canelas, vinháticos, técas etc; e finalmente dirigindo e promovendo a criação de bons pastos para o sustento dos gados da fazenda, e todos os mais artigos concernentes a uma boa agricultura.(9)

À primeira vista, poderíamos deduzir que tal iniciativa trouxe como conseqüência um tipo de jardim botânico diferente do que seria um jardim europeu. Os jardins botânicos luso-brasileiros, no entanto, seguiriam a mesma política de diversificação agrícola praticada na época, fortalecendo a orientação pragmática das pesquisas e das instituições científicas criadas em Portugal, no período, e buscando a renovação da agricultura colonial através da introdução de novas espécies, exóticas ou nativas bem como de novas técnicas rurais (10). O Jardim Botânico do RJ equiparava-se, assim, aos demais jardins botânicos do início do século XIX, “que eram por definição abrigos de plantas, locais cujas pesquisas eram necessariamente voltadas para a aclimatação e reprodução vegetal” (11). Só a partir do advento da República é que a ‘utilidade’ deixaria de ser um dado a priori para introdução de plantas para devir uma conseqüência natural da pesquisa científica.

Com relação ao traçado do Jardim, identificamos, a partir do relato dos viajantes, um padrão de configuração associado à divisão do território em ‘quadras’, ‘quadrados’, delimitados por ‘alamedas de árvores’, como pode ser observado na Figura 2. Essa modulação quadriculada deu ao jardim a flexibilidade própria das paisagens agrícolas. As quadras, ao funcionarem como receptáculo de diferentes cultivos, atividades, programas, permitiram que o jardim acumulasse e integrasse as funções de horto, jardim, parque público e museu. Em paralelo à flexibilidade funcional da quadra, temos a rigidez de seus eixos articuladores, o que possibilitou a permanência do traçado, apesar das inúmeras transformações ocorridas em seu interior. Encontramos certa analogia com o traçado do Jardim de Versalhes, que apresenta, em sua escala macro, grande eixos retilíneos que se abrem, ordenando e apropriando-se do território. Em escala micro, observamos a preocupação com o detalhe e a criação de uma cenografia arquitetônica e vegetal associada à fruição estética, integrando fontes, estatuária, lago, jardins temáticos, etc.

As primeiras iniciativas voltadas ao desenho da paisagem, com propósitos estéticos são atribuídas a Frei Leandro do Sacramento, o qual, supostamente, teria iniciado a transição de horto para jardim. Embora ainda estejam por serem estudadas a contribuição efetiva de Frei Leandro – entre 1824 a 1829 – e a dos diretores que o sucederam na primeira metade do século XIX, as intervenções atribuídas ao primeiro por Barbosa Rodrigues, (12) incluem: o aumento “considerável da área cultivada”, o aterro de vários pontos, o desenho de uma cascata, a “escavação do lago”, o “traçado de várias aléias”, a “construção de um cômoro de terra artificial no qual edificou a ‘Casa dos Cedros’ ou Castelo, tendo ao centro a mesa de granito conhecida até hoje por Mesa do Imperador”. Em um período com poucos registros iconográficos, o viajante norte-americano Thomas Ewbank, que, em 1846, visitou o Jardim, descreveu com visão idílica alguns destes espaços citados por Barbosa Rodrigues e outros aspectos da configuração da paisagem do Jardim e de seu entorno.

O Jardim Botânico é famoso por sua coleção de plantas indígenas e exóticas. Localizado a seis milhas da cidade, é um agradável lugar para passeios em dias feriados (...) J... alugou uma gôndola – (...) na qual em número de nove, nós rodamos por Botafogo e chegamos por fim a um belo lago de mais de duas milhas de diâmetro, ligado ao oceano, e em cujas margens há jardins de pomares. A caminho, passamos por alguns bonitos cottages residenciais (...) uma bem cuidada cerca – viva de espinheiros do Brasil separa o jardim da estrada. Caminhos cobertos de areão e caramanchões com bancos contornam um grande lago no meio do qual se ergue um chafariz. Um belo regato, de dois pés de largura e três ou quatro polegadas de profundidade atravessa os terrenos do jardim, correndo por cima de um canal de pedra, quebrado em certo trecho por uma cachoeira em miniatura. (...) Extensos trechos de terrenos são ocupados por plantas de chá. Coqueiros, mangueiras, caneleiras, craveiros da Índia, figueiras, sapotizeiros, bambus, palmeiras, etc, vicejam por toda parte. (...) Após passearmos de um lado para outro, descansamos em um caramanchão em forma de casa, cujas paredes, telhado, e esquadrias de portas e janelas são formados por densas trepadeiras. Construído numa elevação chega-se a ele por meio de uma escada feita numa das encostas e atapetada de grama. Para descansar e comer alguma coisa, andamos mais uma milha até uma taverna, construção baixa e modesta, que não mostrava nenhum sinal de ser uma estalagem (13).

Como se observa, desde a primeira metade do século XIX, o Jardim já aliara seus propósitos experimentais àqueles ligados ao desenho da paisagem voltados à fruição estética e ao lazer. Essas iniciativas nunca foram bem entendidas por aqueles incapazes de franquear as barreiras disciplinares e adotar visões da realidade mais compartilhadas. O naturalista Charles Darwin, em sua visita ao JBRJ, em 1832, observou que o nome de jardim botânico “deve ter sido dado mais como uma forma de cortesia do que qualquer outra coisa; na realidade é somente um lugar de divertimento” (14). Talvez Darwin fosse mais condescendente ao referir-se ao legado paisagístico de Charles Bridgeman, William Kent e 'Capability' Brown em Kew.

Apesar da aparência de local pouco ‘científico’, um olhar mais atento às iniciativas no JBRJ, principalmente a partir da administração de Frei Leandro do Sacramento, revela, no entanto, uma atitude científica compatível com os pressupostos da produção ilustrada luso-brasileira, na busca da construção de conhecimentos sobre a natureza, aliada ao acompanhamento dos avanços científicos internacionais. Outra questão que se observa até o advento da República é a ausência de hierarquização dos conhecimentos de agricultura, horticultura e botânica. Tais premissas foram seguidas e ampliadas a partir da década de 1860, com a administração do Jardim pelo Imperial Instituto Fluminense de Agricultura, instituição política e científica do II Reinado, fundada em 1860. Ela manteve-se até o final da década de 1897 quando as mudanças de diretrizes e a nova composição do poder após a Proclamação da República parecem ter posto fim à sua existência.

Para Martins (15), o Instituto foi, antes de tudo, um espaço aberto pelo governo imperial e por sua elite política destinado a pensar a transição política que se efetuava na sociedade brasileira diante da crise do modelo agro-exportador e escravocrata. Seu discurso ‘progressista’ estava voltado para a substituição da mão-de-obra escrava; para a crítica à monocultura; para a modernização da agricultura: da mecanização à racionalização do uso de recursos, buscando maior rendimento e produtividade (16). Nesse contexto, o Jardim Botânico foi a instituição do gênero que representou, principalmente na segunda metade do século XIX, o projeto científico do Estado imperial. Esse período de administração do Jardim pelo Instituto é, nesse sentido, particularmente significativo. Nele, a instituição combinou sua vocação científica e tecnológica, além de se consolidar como jardim público da cidade. Paralelamente, o Instituto criou na área do Jardim, uma escola agrícola e uma fazenda-modelo, seguindo a tendência que se espalhou pelo país de promover a instrução e a experimentação agrícola. Em uma publicação do Ministério dos Negócios da Agricultura, para a Exposição Universal de 1873, em Viena, as atividades do Instituto no Jardim são assim detalhadas:

O Instituto Agrícola na capital do Império tem a seu cargo manter e melhorar o Jardim Botânico. (...) Ao lado do Jardim Botânico, fundou uma Fazenda Normal (...) onde se encontram oficinas de que mais dependência tem a lavoura e fabricam-se os carros de serviço da fazenda, máquinas e instrumentos agrícolas adaptados à natureza do Brasil (...) cedidos aos fazendeiros e lavradores por preço inferior. Há ali viveiros de milhares de plantas indígenas e exóticas e cultura aperfeiçoada de muitos, cujo produto constitui a principal exportação nacional ou servem para uso geral da população. Há 17 variedades de cana-de-açúcar, 27 espécies de mandioca (...)Há mais um laboratório químico. Fundou também o Instituto uma fábrica de chapéus, à imitação dos do Chile.(...) A essa fábrica, acaba de anexar-se uma escola prática de ensino, não só de criação do bicho da seda, (...) mas também de extração. Criou também o Instituto, um asilo agrícola para meninos desvalidos, os quais ao passo que se aplicam à lavoura prática, cultivam a inteligência e recebem educação religiosa.

Como se deduz, o Instituto, neste período, concentrou-se na experimentação agrícola desenvolvida na Fazenda Normal. Paralelamente à sua face experimental, observa-se a preocupação com os aspectos plásticos e funcionais da paisagem. Entre eles, destacam-se a drenagem e o aterro sistemático de várias áreas pantanosas, a implantação de lagos artificiais em diferentes pontos da propriedade, a abertura de dezenas de caminhos, a instalação de bancos e mesas, a canalização do curso do rio dos Macacos, que dividia a propriedade, e a introdução e venda de centenas de plantas, principalmente ornamentais (17).

O jardim, a paisagem e a cidade

Em contraste com o que se esperava da capital do Império, na década de 1870, os relatórios da Junta Central de Higiene Pública alertavam para a falta de água, a febre amarela, as epidemias em geral, atribuídas, em grande parte, não ao clima, mas à falta de arborização da cidade e ao desmatamento. Nesse contexto, às árvores atribuíam-se as qualidades de proteção de mananciais, purificação do ar, drenagem dos pântanos exaladores de miasmas e regulagem das chuvas (18). Assim, em uma cidade “nua de árvores e de jardins públicos”, o Jardim Botânico certamente constituiu um refúgio para aqueles que buscavam escapar da cidade, das doenças e do calor (19).

A passagem da década de 1860 para a de 1870 também trouxe outra novidade ao Jardim, permitindo que maior número de pessoas desfrutasse do ‘paraíso intramuros’. Isso se deu com a inauguração de uma linha ferroviária da companhia Botanical Garden’s Rail Way, que ligava o centro da cidade às imediações do Jardim. Acompanhando essa onda de mudanças, o barão do Bom Retiro anunciou, em 1867, a expansão considerável dos “lugares para passeio à sombra, aproveitando-se para isso um bosque situado entre o jardim e a fazenda normal”. No decorrer do mesmo ano, “esgotou-se com grande trabalho um brejo de quase 400m²”, para onde foram destinadas árvores “de várias qualidades”. Orgulhoso, o Barão ressaltava que aqueles “eram, em menos de um ano, terrenos incultos, e alagadiços, inteiramente abandonados por imprestáveis” (20). O espaço tornava-se agora ‘civilizado’ e, conforme se depreende dos relatórios ministeriais, o número de visitantes deu considerável salto. A partir do final de 1867, contabilizaram-se mais de mil visitantes por dia e, em dias de festa, mais de três mil. Diz, por isso, o presidente do Instituto Fluminense, “autorizei o diretor para estender a permissão nos dias santos até as nove horas nas noites de luar, logo que tenha meios de manter a polícia e vigilância necessárias” (21).

Além de abrigo de plantas aclimatadas e nativas e de experimentos diversos, a instituição reforçava seus status como ‘estabelecimento de recreio público’. Foi inclusive cogitada a fundação de um jardim zoológico e de uma escola veterinária em seu interior. Diante de muitas iniciativas voltadas ao recreio público, parece ter havido, no período, o recrudescimento da discussão sobre o papel científico da Instituição. A documentação indica, no entanto, que as iniciativas foram muito mais ricas e complexas que as divulgadas e duramente criticadas por João Barbosa Rodrigues. Estudos mais aprofundados poderão, talvez, abrir novas perspectivas para a abordagem do período a partir de outros objetos históricos e de formas de verificação não consensuais.

Com a proclamação da República em 1889, desencadearam-se importantes modificações na administração pública. Dinâmicos, os contornos da paisagem do Jardim acompanharam essas mudanças. João Barbosa Rodrigues, diretor do Jardim Botânico, ao início do período republicano, se empenhará em reformar o Jardim buscando retorno da ‘cientificidade’ que lhe parecia ‘perdida’. Para ele era também importante ser aquele que devolvia ao jardim certa ‘cidadania’, em suas palavras:

Se não tivéssemos uma rica flora, se só tivéssemos a européia, vá que por não termos nada a fazer, nos entregássemos a estudos pacientes de gabinete de anatomia, morfologia ou de fisiologia, para entreter nossa inteligência; mas quando temos campos imensos para estudar a nossa natureza e fazê-la conhecida pelo mundo inteiro, é um crime de leso-patriotismo não nos encarregarmos daquilo de que milhares de pessoas no estrangeiro se ocupam e com outros elementos (22).

Barbosa Rodrigues foi também o responsável pela proposta de um projeto integral para o Jardim Botânico, considerando essa sua função primordial. Esse projeto, que sistematiza, consolida e amplia iniciativas anteriores à sua administração, foi esboçado em seu escrito: Notícia sobre alguns jardins botânicos da Europa. Este relatório ao Ministro da Viação e Obras Públicas, baseado na organização dos principais jardins da Europa, serve “de considerando, para um projeto de reforma do Jardim”. Nele, o diretor observa que “o Jardim Botânico para bem preencher os seus fins com uma organização modesta deve ter sob a mesma direção duas seções: Jardim Botânico e Museu Botânico”. O Jardim Botânico deveria ter as seguintes divisões: “herbários, biblioteca, escola botânica (23), campo de experiências e viveiros (24), refrigeratórios, jardins, laboratórios (25) e observatórios e arboretum” (26). Nas considerações feitas, Barbosa Rodrigues praticamente delineia as atividades até hoje mantidas.

Ao assumir a direção, havia “suprimido entrevistas e piqueniques e “arrancado mesas que desonravam o jardim (...) aumentando o número de bancos (...), obtendo perfeita conservação dos vegetais” (27). Em seu projeto de reforma propôs a instalação do Arboretum em “terreno fronteiro ao jardim, organizado todo de madeiras de lei, incluindo” um “jardim de recreio e um restaurante para satisfazer as exigências do público” (28). Parece que Barbosa Rodrigues defendia o uso contemplativo em detrimento do ativo do Jardim e situava o ‘campo de diversões’ fora deste. Paralelamente à ênfase na função científica, revela sua preocupação em dotar o Jardim de um desenho mais de acordo com sua importância, com a inclusão de fontes, estatuária, novos plantios, caminhos, coleções, entre outros. Ele também reivindica a especialização no cuidado da paisagem, ao sugerir que “o conservador do jardim, o jardineiro e mesmo o chefe de culturas poderão ser estrangeiros, porque poucos são os especialistas que temos no país que reúnam a teoria e a prática (...) dotados de conhecimentos botânicos e de agrimensura”. Cita a “Glaziou (29), Mallemont, Garnier e outros, que melhoraram o ajardinamento desta capital” (30). Na planta do Jardim Botânico apresentada por Barbosa Rodrigues no livro institucional em comemoração ao Centenário do JBRJ, observa-se que a estrutura do traçado atual já estava praticamente configurada.

Ao longo do tempo, a essa estrutura proposta por Barbosa Rodrigues, se agregariam pontualmente: novas coleções botânicas, jardins temáticos, elementos arquitetônicos, configurando o segundo nível de organização. Como já se observou anteriormente, parte-se de uma estrutura rígida de eixos e quadrículas sobre a qual se desenvolvem e sobrepõem-se formas mais sinuosas, suavizando o traçado. Esses dois níveis de organização da área possibilitaram o convívio de diferentes programas de jardim botânico e estilos. Destacam-se entre outras, as influências dos jardins italiano, francês e do paisagista inglês, voltados, respectivamente, à definição de um cenário à imagem e semelhança do homem e da natureza idealizada. Essa dupla entrada (escala macro e micro) foi essencialmente, o que possibilitou que o jardim fosse pontualmente transformado, ao longo de seus 200 anos, sem ser, no entanto, alterado ou descaracterizado em seu conjunto.

Considerações finais

A paisagem do Jardim Botânico apresenta-se como um documento vivo da história do Rio de Janeiro e do Brasil e dos jardins no país. Ela apresenta influências mais marcantes do jardim luso-brasileiro, nos seus inícios – mais ingênuas e adaptadas às condições do país e a partir da segunda a metade do século XIX influenciada pelo ecletismo, com miscelâneas e reproduções mais ou menos fiéis de estilos históricos que floresceram na Europa.

A partir da década de 1970, passam a ser marcantes as atividades voltadas para a restauração e conservação desta paisagem, com destaque para a atuação da SPHAN- Pró-Memória e, desde 2002, dos Laboratórios da Paisagem e da Coordenação de Conservação de Áreas Verdes da Prefeitura do JBRJ.

Em anos comemorativos, quando se faz balanço das políticas das instituições o que achamos que talvez possa ficar como contribuição é a compreensão cada vez mais fina da complexidade e responsabilidade que supõe intervir em um bem com o valor histórico, científico e cultural como é a paisagem do Jardim Botânico. Sua história está cristalizada no tempo e apresenta-se como obra aberta, é necessário, no entanto que se estabeleça um diálogo permanente com essa paisagem como projeto para sua memória e seu devir, sem esquecer que o presente é o futuro do seu passado.

notas

1
Grande parte desta seção baseia-se em dados levantados na pesquisa: A construção da paisagem do jardim Botânico do Rio de Janeiro no Século XIX, que teve apoio do CNPq e foi realizada em cooperação com as pesquisadoras Cláudia Beatriz Heynemann – Arquivo Nacional, Maria Lúcia de Niemeyer M. Loureiro – MAST, e Juliana Bublitz, com apoio dos bolsistas de iniciação científica: Sandro Motta Campos, Gisele de M. Bezerra, Bárbara Pereira Costa e das assistentes de pesquisa: Gabriela Gonçalves, Cristiana Dieguez e Fernanda Salgado Biar. Foram fundamentais para o desenvolvimento dos diferentes temas aqui apresentados as orientações recebidas de Lorelai Brilhante Kury e Lúcia Costa minhas supervisoras de estágio de pós-doutorado na Casa de Osvaldo Cruz e Prourb-UFRJ, respectivamente, da historiadora Alda Heizer, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do RJ e de Carlos Fernando Delphim arquiteto do Iphan. A todos, meu agradecimento.

2
A Fábrica iniciou suas atividades em 1810 e produzia dois tipos de pólvora negra: a granulada usada pelas forças armadas e a ‘fina’ (ou em pó) empregada na caça, em minas e práticas de escambo na África. A incompatibilidade das atividades de visitação pública e o crescimento da cidade em direção a Botafogo, associada aos riscos da atividade fabril, levaram à transferi-la para a Serra da Estrela entre 1831 e 1832. Cf. CHAVES, C. D.; CARVALHO, M. Casa dos Pilões. Uma oficina da Fábrica de Pólvora na Lagoa de Rodrigo de Freitas. Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural (mimeo), 1992, p. 6.

3
Desconhece-se a área real da Fazenda. Chaves & Carvalho, observam que esta: “compreendia aproximadamente 22.000.000m², englobando os atuais bairros do Arpoador, Ipanema, Leblon, Gávea, Horto, Jardim Botânico, parte de Humaitá, além de grande parte do Parque Nacional da Tijuca. No seu interior, além do engenho de açúcar havia 59 chácaras de terceiros. Estes permaneceram com posse de suas chácaras, pagando arrendamento aos cofres da Fábrica de Pólvora”. CHAVES, C. D.; CARVALHO, M. Op. cit., p. 6.

4
BRASIL. Colecção das Leis do Brasil de 1808-1811. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1891, p.152.

5
Idem, ibidem, p. 152.

6
SPIX, J. B. von; MARTIUS, C. F. von. Viagem pelo Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1981, p.86-88.

7
GRAHAM, M. Diário de uma viagem ao Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1990, p.199-200.

8
Jardim Botânico do Rio de Janeiro

9
BRASIL. Op. cit., p. 152.

10
DIAS, M. O. da S. Aspectos da Ilustração no Brasil. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, v. 278, 1968, p.164.

11
SANJAD, N. R. Nos jardins de São José: uma história do Jardim Botânico do Grão Pará, 1796-1873. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2001, p.27.

12
RODRIGUES, J. B. Uma lembrança do primeiro centenário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – 1808-1908. Rio de Janeiro: Officinas da Renacença, E. Bevilacqua & Cia (reed.1989), 1908, p.16-17.

13
EWBANK, T. A vida no Brasil ou diário de uma visita ao país do cacau e das palmeiras. Coleção Temas Brasileiros, vol. 14. Rio de Janeiro: Conquista, 1973, p.166-167.

14
DARWIN, C. Charles Darwin’s Beagle Diary. England: Cambridge University Press, 1988, p. 67.

15
MARTINS, M. F. V. O Imperial Instituto Fluminense de Agricultura: Elites, política e reforma agrícola. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), 1995, p.140.

16
CARVALHO, J. M. de. A construção da ordem. A elite política imperial. Rio de Janeiro: Campus, 1980, p.22-23.

17
IMPERIAL INSTITUTO FLUMINENSE DE AGRICULTURA. Revista Agrícola do Imperial Instituto Fluminense de Agricultura. Rio de Janeiro, 1869 a 1889. 1884, p. 122.

18
OLIVEIRA, A. R.; HEYNEMANN, C. B.; LOUREIRO, M. L. de N. M. A Construção da Paisagem do Jardim Botânico do Rio de Janeiro no século XIX. In: PÉREZ, R.; CARNEIRO, A. R. S. (Org.). Jardins Históricos Ibero-americanos. (no prelo ), 2007, p.23.

19
MACEDO, J. M. de. Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro. São Paulo: Editora Planeta do Brasil: Fundação Biblioteca Nacional, 2004, p.146.

20
Relatório apresentado à Assembléia Geral Legislativa pelo ministro e secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Anexo C. Disponível em : Center for Research Libraries – Brazilian Government Document Digitization Project. http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/hartness/minopen.html.

21
Relatório do Imperial Instituto Fluminense de Agricultura, anexo ao Relatório do ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Rio de Janeiro: Tipografia Universal de Laemmert, 1869, anexo c, p.3.

22
RODRIGUES, J. B. Noticia sobre alguns Jardins Botânicos da Europa. Relatório apresentado à S. Ex. o Sr. Dr. Lauro Muller, Ministro da Viação e Obras Públicas. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1904, p.46.

23
Ela já está organizada pelo atual diretor, mas convém ser aumentada, para nela os estudantes dos cursos médico e de engenharia, e mesmo os amadores poderem obter os conhecimentos práticos, com as vantagens que as lições orais não dão e nem se encontram nos livros. Aí se verão as plantas medicinais, venenosas, têxteis, alimentícias, industriais, etc. (...) todas em ordem sistemática.

24
É uma das divisões que merece atenção que demanda grandes trabalhos e da qual os maiores benefícios recebem a lavoura e a horticultura , com a aclimatação de plantas exóticas, cultivo das indígenas e com sua vulgarização.

25
Para análises de terras, de plantas, de estudos de fitopatologia vegetal. (...) Nesse laboratório será organizada também uma seção meteorológica.

26
RODRIGUES, J. B. Op. cit., 1904, p.55.

27
RODRIGUES, J. B. Op. cit., 1908, p.36.

28
RODRIGUES, J. B. Op. cit., 1904, p. 46.

29
Não se encontraram referências à atuação destes paisagistas no desenho de áreas do Jardim Botânico. Um registro de 1887 menciona apenas a doação de plantas ao Jardim: “O Sr. Dr. Glaziou [Auguste François Marie Glaziou]: dois pés de Coca do Peru” e o Sr. Binot [Jean Baptiste Binot]: gladíolos e sementes de Glasiova. Cf. IMPERIAL INSTITUTO FLUMINENSE DE AGRICULTURA. Revista Agrícola do Imperial Instituto Fluminense de Agricultura. Rio de Janeiro, 1869 a 1889. 1887, vol. 18, p. 77.

30
RODRIGUES, J. B. Op. cit., 1904, p. 55.

bibliografia complementar

HENRIQUES, J. A. (1876) O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade.

VERCELLONI, V.(1991) Atlas historique de Jardins Europeens. Hatier, Paris.

sobre o autor

Ana Rosa de Oliveira é paisagista e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

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