Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Segundo os autores, o MAC de Niterói, obra de Oscar Niemeyer, simboliza a culminação do espírito da modernidade, onde a arquitetura do séc. XX alcança um de seus mais elevados vôos criativos

español
Para Fredy y Alicia, el MAC Niterói, obra de Oscar Niemeyer, simboliza la culminación del espíritu de la modernidad, donde la arquitectura del siglo XX alcanza uno de sus más elevados vuelos creativos

how to quote

MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia. A sabedoria sensível de Niemeyer. Museu de Arte Contemporânea de Niterói de Oscar Niemeyer. Localização: Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Drops, São Paulo, ano 10, n. 032.01, Vitruvius, maio 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/10.032/3435/pt_BR>.


Museu de Arte Contemporânea de Niterói [arqa.com]


Em essência a arquitetura de Oscar Niemeyer é uma expressão da espontaneidade dos sentidos diante de tudo que é bonito, prazeroso e sincero na vida, e da intensa energia de uma vocação idealista que permanece absolutamente inquebrantável ainda hoje, sendo um homem centenário. Olhando para trás, sentindo-se ainda ativo, afirmando que sua vontade foi construir edifícios emocionantes que fossem capazes de expressar seu tempo, e fazer do mundo um lugar melhor. E o fez com coragem ética e audácia criativa.

Nestas palavras conseguiu traduzir integralmente seu manifesto vital e estético: “Não me sinto atraído pelos ângulos, nem pelas linhas retas, duras e inflexíveis, criadas pelo homem. Sinto-me atraído pelas curvas que fluem livremente, sensuais. As curvas que encontro nas montanhas do meu país, a sinuosidade de seus rios, as ondas do oceano e no corpo da mulher amada.

Por essa perspectiva da sua sensibilidade é preciso contemplar seu edifício do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, para evitar interpretá-lo como um delírio inspirado por alguma idéia retro-futurista e poder o compreender, para além da literalidade que o despojaria de todo seu valor poético, como obra cujo objetivo é se construir como um corpo arquitetônico, cuja complexidade tem como fundamental razão de ser conseguir estabelecer e reintensificar a sedução da paisagem natural onde se alça, e produzir um espaço interior que permita uma intensificação da experiência perceptiva desse entorno que circunda o edifício.

Niemeyer desenhou uma estrutura radial de dezesseis metros de altura e com uma cobertura de cinqüenta metros de diâmetro que se sustenta em um só apoio central cilíndrico que se alça sobre uma praça em uma encosta em frente ao mar, o Mirante de Boa Viagem. “O terreno era estreito, cercado pelo mar e a solução aconteceu naturalmente, tendo como ponto de partida o apoio central inevitável. Dele, a arquitetura ocorreu espontânea como uma flor. A vista para o mar era belíssima e cabia aproveitá-la. Suspendi o edifício e sob ele o panorama se estendeu mais rico ainda. Defini então o perfil do museu. Uma linha que nasce do chão e sem interrupção cresce e se desdobra, sensual, até a cobertura. A forma do prédio, que sempre imaginei circular, se fixou e, no seu interior me detive apaixonado. À volta do museu criei uma galeria aberta para o mar.” explica Niemeyer sobre como concebeu este edifício cuja imensa resistência se justapõe a sua aparência de leveza.

Niemeyer entende que a realização da beleza se consegue através do impacto da monumentalidade e sua arquitetura se aventurou para alcançar o feito de comunicar seu poder transformador como empurrão para esse mundo desejado. E compreende assim mesmo o poder da arquitetura para atuar como mediador que acredita em uma vivência intensa e ativa, que impregne a pele e que atue sem apelar necessariamente a reações em profundidades internas subconscientes. Neste museu, Niemeyer foge da convenção da isolante faixa neutra como espaço idôneo para a exibição e constrói um espaço interior onde a bela exuberância da paisagem da baía se sequencializa e se torna um intenso fundo para as obras de arte e componente intrínseco da experiência do edifício para os visitantes.

A obra de Oscar Niemeyer simboliza a culminação do espírito da modernidade, onde a arquitetura do séc. XX alcança um de seus mais elevados vôos criativos, e por cima de tudo deixa patente que, apesar de outras questões importantes, a aspiração definitiva de todo edifício deve ser a beleza. Nesses tempos de grandiloquências exacerbadas, a lição que ensina o Museu de Niterói é que o saber arquitetônico aborrece a espetacularidade gratuita.

notas

[tradução: Pamela Bassi]

Artigo originalmente publicado em ABC, série “Insólitos. Arquitectura”.

sobre os autores

Fredy Massad e Alicia Guerrero Yeste, titulares do escritório ¿btbW, são autores do livro “Enric Miralles: Metamorfosi do paesaggio”, editora Testo & Immagine, 2004.

Fredy Massad e Alicia Guerrero, Barcelona Espanha

 

comments

032.01
abstracts
how to quote

languages

original: español

outros: português

share

032

032.02

Fujimoto e Ishigami

Entre o futuro primitivo e a natureza ambígua do espaço

André Teruya Eichemberg and Maria Júlia Barbieri

032.03

Estréia documentário “Elevado 3.5”

Luiz Ricardo Florence

032.04

El espacio comercial como lugar de relación

La segunda parte de la serie 'La Deriva del Espacio Público'

Josep Maria Montaner and Zaida Muxí

032.05

Expo Xangai

Reginaldo Marinho

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided