Jorge Glusberg, argentino, nascido em 1932, morreu no último dia 2 de fevereiro, em Buenos Aires.
Juntamente com, italiano Bruno Zevi, o francês Max Blumenthal, o mexicano Louise Noelle, e os norte americanos Mildred Schmertz e Blake Huges, Jorge Glusberg fazia parte do grupo de fundadores do CICA. A reunião inicial se deu durante o Congresso da União Internacional de Arquitetos México UIA 1978, em 26 de outubro.
A fotografia abaixo mostra, da esquerda para a direita Bruno Zevi, Pierre Vago, Louise Noelle, Peter Huges e, à direita, Jorge Glusberg. Por muitos anos ele foi o Secretário Geral do CICA, e até sua morte, foi membro do Conselho de Diretores.
Além de seu envolvimento com o CICA, Jorge Glusberg fundou e liderou o Centro de Arte y Comunicación CAYC, assim como a Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires. Glusberg foi Diretor do Museo Nacional de Bellas Artes MNBA, em Buenos Aires. Também foi curador de muitas exposições, e autor e editor de uma série de livros sobre arquitetura, design e arte na América Latina. Jorge Glusberg já lecionou na New York University, Ball State University, Universidad Nacional San Antonio, em Cuzco, e Universidad de Veracruz.
Em 1981 ele se destacou com a Medalha de Ouro do Sofia Biennale, na Bulgária, e como crítico, com o prêmio UIA Jean Tschumi. Junto com suas muitas distinções, se encontram o Knight Commander do Peru (1981), e o Chevalier de l’Ordre de Palmes Académiques da França (1987).
sobre os autores
Joseph Rykwert, Louise Noelle e Manuel Cuadra são membros do International Committee of Architectural Critics – CICA.