A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP, lança o website Intermeios (1), agregando a sua longa experiência no trato de vídeos e de fotos em arquitetura e urbanismo. Com mais de vinte anos de produção de documentários de curta duração e fotos que traduzem de forma didática as mais diversas facetas da prática profissional do arquiteto, urbanista e paisagista, Intermeios procura contar o percurso desta produção imagética de qualidade que se confunde com a própria história da FAU-USP na sua trajetória plural e interdisciplinar com mais sessenta anos.
Desde a origem do então Laboratório Fotográfico da FAU-USP no qual, docentes, técnicos especializados e estudantes aprendiam a incorporar o esplendor e a força das imagens estáticas em branco e preto na demonstração da concepção arquitetônica até a inserção das imagens digitais coloridas e aquelas em movimento – os vídeos – uma extensa geração de profissionais puderam se aperfeiçoar no uso de técnicas e equipamentos, atualmente de alta tecnologia, para não só demonstrar as suas ideias sobre urbanismo, paisagismo, arquitetura, detalhes construtivos, mas também para fazerem destas imagens, a profissão em si que escolheram abraçar.
Intermeios, o website, revela o apuro com as imagens conforme descrito acima. A navegação neste site mostra, por exemplo, a série de documentários sobre o projeto e a construção do Museu Brasileiro da Escultura, do arquiteto Paulo Mendes A. da Rocha, o uso da taipa, em todas as suas peculiaridades pelas populações rurais, a produção histórica do ladrilho hidráulico, o sítio arqueológico dos Erasmos, a produção industrial de Michel Arnoult, o projeto, a construção e o cotidiano da vida no edifício Copan e outros temas tão tocantes para a cidade contemporânea como o desenho universal. Na linguagem destes vídeos, destaca-se a preocupação com o didatismo, o convite para estudantes e profissionais a produções cuidadosas quanto ao roteiro, à captação de imagens, o uso de animações e de entrevistas, suficientes para um breve aprendizado, uma introdução a uma aula, sempre mantendo o equilíbrio entre o contexto acadêmico e, portanto com informações corretas oriundas de pesquisas docentes e discentes e o “quero mais”. Não é à toa que vários destes documentários foram premiados nacional e internacionalmente.
Intermeios abre, enfim, a possibilidade de reunião desta produção conjunta – vídeo e foto – e a disponibiliza aos interessados. É de fato um convite a uma leitura arquitetônica, afiada enquanto informação, mas sem perder a sutileza da poesia que comove a todos.
nota
1
Intermeios, FAU-USP <www.fau.usp.br/intermeios>.
sobre a autora
Sheila Walbe Ornstein é professora titular FAU-USP, pesquisadora do CNPq e diretora do Museu Paulista.