O seminário internacional Brasil – Junta de Andalucía (Espanha): estratégias de reabilitação urbana e edilícia, gestão, habitação e projeto reuniu mais de cem pessoas no Palácio da Aclamação, em Salvador, nos dias 12 e 13 de junho de 2012. Técnicos de órgãos federais, estaduais e municipais, além de estudantes de cursos de pós-graduação em arquitetura da cidade, assistiram a palestras e debates promovidos por profissionais de diferentes países (Uruguai, Equador e Espanha) e estados brasileiros (Maranhão, Brasília/Iphan/Mcidades, São Paulo e Rio de Janeiro).
O evento teve como objetivo principal a discussão das experiências dos partícipes, possibilitando o avanço de técnicas de projeto, viabilização de intervenções, gestão e políticas de reabilitação em áreas urbanas centrais no Brasil, em especial no território do Centro Antigo de Salvador (CAS).
O seminário foi composto por mesas temáticas, divididas por turnos. No primeiro dia foram apresentados e discutidos aspectos gerais das estratégias de reabilitação urbana, tanto de áreas urbanas quanto de conjuntos arquitetônicos e imóveis isolados, com foco especial para a provisão habitacional. Já no segundo dia, foram focados os aspectos específicos de metodologia de projeto, abrangendo o urbano e o edilício.
O seminário ocorreu um dia após o lançamento do guia de arquitetura e paisagem Salvador e a Baía de Todos-os-Santos, que apresenta, em 700 páginas, os aspectos histórico-culturais, elementos arquitetônicos, roteiros e homenagens a artistas e arquitetos de grande importância para a Bahia, como Dorival Caymmi, Jorge Amado, Pierre Verger, Diógenes Rebouças, João Filgueiras Lima (Lelé), José Bina Fonyat, Assis Reis e Lina Bo Bardi.
O evento internacional e a publicação são frutos do protocolo de cooperação assinado, em abril de 2010, entre a Junta de Andalucía, o Ministério das Cidades e o Governo da Bahia, através do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, que contempla, ainda, a construção de residência estudantil no CAS, com 79 leitos.
sobre a autora
Renata Preza é assessora de comunicação do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (Ercas).