Na história da humanidade, verifica-se que símbolos e signos são importantes para a formação e fortalecimento das culturas de cada lugar, tendo inclusive voz própria. Mostra-se importante e urgente a vitalização da simbologia artística negra na cidade de Porto Alegre, assim como outros grupos étnicos já conquistaram, através de manifestações e construção de obras públicas em memória àqueles povos que colaboraram na formação da capital dos gaúchos.
Atualmente no mundo contemporâneo essa construção se dá, via de regra, por meio de expressões diversas, como poesias, performances, apresentações teatrais, danças, manifestações religiosas e, principalmente, com a representação simbólica de caráter étnico e heroico nas artes visuais.
Reconhecendo a importância da pesquisa histórico-antropológica e da documentação proveniente da concretização de políticas públicas implementadas pelos órgãos governamentais e, além disso, pelo protagonismo da sociedade civil com a efetiva participação das entidades do movimento negro local, é visível que a representação simbólica negra beneficiará direta e indiretamente considerável parcela da população.
Com essa iniciativa implementada pelo Programa Monumenta / Iphan, é com muita satisfação que estamos presenciando, através do resgate da trajetória negra, a construção de um “museu a céu aberto” – o Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre (1) –, mediante conquistas essencialmente coletivas, em territórios que tecem a rede do Percurso do Negro na nossa cidade.
Com a construção coletiva do Tambor, a primeira obra pública do Museu, e a inauguração da Pegada Africana, do artista Vinicius Vieira, consolidam-se os símbolos de representação negra em Porto Alegre, contribuindo para reescrever a verdadeira história do Brasil, que se concretizará ainda mais com a execução das próximas obras públicas do Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre, de autoria dos artistas Leandro Machado e Pelópidas Thebano.
nota
1
Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre <http://museudepercursodonegroemportoalegre.blogspot.com.br/>.
sobre a autora
Adriana Xaplin é gestora cultural, artista visual e curadora da galeria Espaço IAB/RS.