Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Autor de obras importantes, que é objeto de estudo de trabalhos acadêmicos, Angelo Bucci é também autor do “Portão Vitruvius”, singelo portão de entrada da casa dos editores do portal Vitruvius.

how to quote

GUERRA, Abilio. Angelo Bucci. O arquiteto do portão Vitruvius. Drops, São Paulo, ano 16, n. 095.05, Vitruvius, ago. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/16.095/5656>.


Angelo Bucci há muito tempo faz parte do pequeno mundo que gira em torno do portal Vitruvius. Frequentador assíduo do espaço, em especial por estar sempre vistoriando as sessões de fotos de suas maquetes no estúdio improvisado que Nelson Kon monta e desmonta em nosso espaço de trabalho comum, o arquiteto nascido em 1963 na cidade de Orlândia, interior de São Paulo, sempre fez questão de manter seu jeito de menino do interior, tanto na fala mansa como na forma tranquila com que encara as dificuldades do mundo.

Com doutorado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP, onde se formou arquiteto e onde é atualmente professor de Projetos de Edificações, Angelo Bucci tem papel destacado dentro da nova geração de arquitetos paulistas, com fama nacional e internacional, com vários prêmios importantes somados em seu curriculum.

Angelo aparece com importância em três dos livros da Romano Guerra Editora: como autor da Midiateca da PUC-Rio, projeto vencedor de concurso de arquitetura e tema de livro de divulgação publicado em parceria pela universidade carioca e a Romano Guerra, belo projeto que ainda aguarda financiamento para sua construção (1); como autor de “Duas formas de beleza, duas cidades”, um dos textos que compõem O arquiteto e a cidade contemporânea, livro comemorativo da abertura do curso de arquitetura e urbanismo do Senac (2); e como autor de São Paulo, razões de arquitetura, sexto volume da coleção RG Bolso, lançada em 2010 (3).

No Vitruvius, temos várias aparições de Angelo Bucci ao longo dos anos, nas várias revistas do portal e seções noticiosas, mas se destacam artigos em Arquitextos, tanto como autor do belo artigo “Pedra e arvoredo”, sobre o projeto do Centro Cultural São Paulo, de autoria de Eurico Prado Lopes e Luiz Telles (4), como autor dos projetos em comentado no artigo “Quatro projetos do grupo MMBB”, originalmente publicado na revista italiana Casabella, um dos primeiros textos que publiquei em revista estrangeira importante (5).

Por tudo que significa para nós como profissional e pessoa, Angelo Bucci foi convidado para, ao lado de Lizete Rubano, discutir em torno do tema “Arquitetura paulista hoje”, em especial sobre os enfrentamentos dos graves problemas da metrópole paulistana, como segregação social, infraestrutura, espaços públicos e meio ambiente.

Mesmo com trajetória tão destacada em sua vida ainda curta de jovem arquiteto, a obra-prima de Angelo Bucci para mim e para Silvana Romano Santo é o “Portão Vitruvius”, como se refere de forma bem humorada o arquiteto ao lembrar seu desenho para o singelo portão de entrada de nossa casa, realizado com toda a seriedade e empenho que lhe são características.

notas

1
LEONÍDIO, Otavio; MARTHA, Luiz Fernando. Midiateca da PUC-Rio. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio, Romano Guerra, 2007 <www.vitruvius.com.br/pesquisa/bookshelf/book/1502>.

2
BUCCI, Angelo. Duas formas de beleza, duas cidades. In GUERRA, Abílio; FIALHO, Roberto Novelli (Orgs.). O arquiteto e a cidade contemporânea. São Paulo, Romano Guerra, 2009, p. 30-33 <www.vitruvius.com.br/pesquisa/bookshelf/book/1117>.

3
BUCCI, Angelo. São Paulo, razões de arquitetura. Da dissolução aos edifícios e de como atravessar paredes. Coleção RG Bolso, volume 6. São Paulo, Romano Guerra, 2010 <www.vitruvius.com.br/pesquisa/bookshelf/book/1109>.

4
BUCCI, Angelo. Pedra e arvoredo. Arquitextos, São Paulo, ano 04, n. 041.01, Vitruvius, out. 2003 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.041/644>.

5
GUERRA, Abilio. Quatro projetos do grupo MMBB. Arquitextos, São Paulo, ano 05, n. 056.02, Vitruvius, jan. 2005 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.056/510>. Publicação original: GUERRA, Abilio. Quattro progetti del gruppo MMBB. Casabella, n. 723, Milão, jun. 2004, p. 31-47.

sobre o autor

Abilio Guerra é professor de graduação e pós-graduação da FAU Mackenzie e editor, com Silvana Romano Santos, do portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora.

Capa do livro Midiateca da PUC-Rio
Imagem divulgação [Romano Guerra Editora]

Capa do livro O arquiteto e a cidade contemporânea
Imagem divulgação [Romano Guerra Editora]

Capa do livro São Paulo, razões de arquitetura
Imagem divulgação [Romano Guerra Editora]

Clínica de Odontologia, Orlândia
Foto Nelson Kon

 

comments

095.05 projeto marieta
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

095

095.01 violência urbana

Cidades em guerra

Tarcisio Bahia de Andrade

095.02 gestão urbana

Cidades ameaçadas

Luiz Fernando Janot

095.03 artes plásticas

Uma pedra, um periscópio e um robô

Três imagens para um café

Abilio Guerra

095.04 projeto cultural

Projeto Marieta

Um sonho, dois usos e muitas iniciativas

Caio Guerra, Helena Guerra, Giovanni Pirelli, Silvana Romano Santos and Abilio Guerra

095.06 ética

Mudando paradigmas

O Código de Ética Profissional e a luta contra a corrupção

Jeferson Salazar

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided