Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Texto curatorial de Wladimir Fontes para a exposição itinerante Conteúdo Paisagem, nas cidades de São Paulo, Avaré, Itapetininga e Ourinhos, com fotos de Ana Beatriz Elorza, Daniel Ducci, Fernando Cohen, Flalbert Cecconato, Ilana Bar e Marcelo Marsan.

how to quote

FONTES, Wladimir. Conteúdo Paisagem. Exposição itinerante na Galeria Container. Drops, São Paulo, ano 16, n. 098.06, Vitruvius, nov. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/16.098/5822>.



Fui convidado pela Galeria Container para fazer a curadoria de uma exposição com alguns fotógrafos em um espaço pouco convencional e bastante ousado, dinâmico e perspicaz como proposta: um container, um grande baú de cargas transoceânicas, cápsula de vitaminas da economia mundial, mas ao mesmo tempo, só um espaço móvel, um vago. Seria algo como editar uma mensagem na garrafa. Por isso aceitei o convite, apesar de não ser um curador, aceitei como um editor.

Como professor de fotografias, tenho a felicidade de ter contato com produções nascentes e como sou professor de fotografia já há trinta anos, e em diversas escolas de fotografia em São Paulo, pude acompanhar também, aqueles que permanecem e avançam no campo dos trabalhos de caráter autoral com a imagem fotográfica, muitos deles também, atuando na área propriamente mercadológica da fotografia e com bastante destaque, mas, no campo da fotografia autoral, aonde se faz a imagem com autonomia, o mar não costuma estar para peixes e perseverar é difícil, principalmente conseguir fazer com que o trabalho chegue ao público, como aqui nesta proposta da Galeria Container.

Hoje com a fotografia transitando na imagem digital, a distribuição parece estar ao alcance de todos, mas ainda assim a dificuldade de ter o seu trabalho fotográfico notado entre tantos, gota no oceano, fica proporcional a mesma facilidade de acesso a que todos também possuem.

A ousadia e perspicácia da proposta da Container, vem daí: integrar-se a grande rede transoceânica das rotas virtuais e nela também navegar, e aditivamente ancorar em lugares apresentando ao público no espaço público e presencial conteúdos imagéticos propostos como projetos de exposição e assim espalhar e promover contatos entre pessoas e imagens. Fazer fluir a cultura.

Minha proposta foi este, Conteúdo Paisagem, onde procurei fazer uma edição que coubesse na garrafa, e foi tarefa difícil, selecionar um número reduzido de autores neste momento da fotografia produzida aqui em São Paulo, onde se observa uma produção bastante significativa em termos de qualidade e quantidade de autores e uma diversidade de aspectos do fotográfico sendo explorados em verdadeira sincronicidade espantosa. Desta diversidade, optei por um módulo fragmentado, entre outros diversos módulos também atuantes na produção contemporânea local, na tentativa de compor uma paisagem, gênero cordial e convidativo entre os gêneros, escrito por fotógrafos que tivessem a fotografia como projeto autoral de caráter independente. Entre outros aspectos em comum, tomei a orientação por trabalhos que tratam os aspectos gráficos e formais do fotográfico com bastante diligência para que o público presente leia com olhos cuidadosos a alta qualidade do fotográfico em sua matéria impressa aqui presente e perceba a qualidade da cor e das tonalidades do preto e branco nesta possibilidade de tomar corpo da imagem digital.

Todos estes seis autores constroem e capturam espaços personificados onde descrevem ou narram seus espaços de vivências, de passagens, dos estados mentais, das imposições simbólicas e associações livres, dos vernáculos das ruas, do íntimo, espaços de dentro e de fora, ficar e sair do lugar comum é o dilema de todos. Produção de conteúdo insistente: mensagem na garrafa cotidiana.

Cada um dos convidados encontrou em seus diversos ensaios, aquilo que gostariam de dizer, com plena liberdade, ainda que conformada ao continente e seus espaços limites. Fomos em conjunto, editando este conteúdo aqui presente: Conteúdo Paisagem.

Gostaria de agradecer ao leitor desta mensagem.

nota

NE – Texto curatorial da exposição itinerante Conteúdo Paisagem, na Galeria Container, em quatro localidades: São Paulo, Largo da Batata, de 17 a 23 de outubro de 2015; Avaré, Largo São João, de 31 de outubro a 07 de novembro de 2015; Itapetininga, Largo dos Amores, de 14 a 22 de novembro de 2015; Ourinhos, , Praça Melo Peixoto, de 28 de novembro a 6 de dezembro de 2015.

sobre o autor

Wladimir Fontes é artista representado pela galeria Gravura Brasileira, desenvolve trabalhos gráficos com fotografia, gravura e desenho. Trabalha como professor no curso de bacharelado em fotografia do Senac. Esta como professor substituto de Mídia no Instituto de Artes da Unesp neste ano de 2015. No ano de 1985 participou de sua primeira exposição coletiva “2º Salão de Fotografia Contemporânea de Santo André”, que neste ano completa 30 anos.

Exposição Conteúdo Paisagem
Foto Daniel Ducci

Exposição Conteúdo Paisagem
Foto Fernando Cohen

 

comments

098.06 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

098

098.01 livros

Vitruvius e Nhamerica

Uma parceria voltada para o debate da arquitetura e urbanismo nas Américas

Abilio Guerra, Fernando Luiz Lara, Silvana Romano Santos and Sonia Marques

098.02 crítica

De arquitectura a velocidad de Twiter

Humberto González Ortiz

098.03 artes plásticas

Obra em trânsito

Reinvenção e reconstrução na obra de Thiago Szmrecsányi

Maria Hirzman

098.04 exposição

A Viúva Negra em Londres

Móbile brasileiro de Alexander Calder em exposição na Tate Modern de Londres

José Armênio de Brito Cruz

098.05 terror

Sobre os cinco brasileiros durante o atentado em Paris

José Lira

098.07 livro

Vinte anos de S, M, L, XL de Rem Koolhaas

E o muro amarelo da Vila Dall´Ava

Lutero Proscholdt Almeida

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided