Pode não parecer, mas o desenho é da esquina das ruas Lavapés e Scuvero, no Cambuci. Para não me deixar mentir, no fundo à esquerda está a igreja Nossa Senhora da Glória.
Essa construção gigantesca é a “Fabrica de Chapeos Dante Ramenzoni & Cia”. Fundada em 1894, ela funcionou neste lugar até encerrar as atividades, em meados da década de 1970. No processo de falência, o terreno de 18 mil metros quadrados acabou virando propriedade do governo do Estado de São Paulo, que implodiu a fábrica em 1988 para construir uma subestação da Eletropaulo.
Hoje, o local está como na foto na galeria de imagens. Reparem como a igreja não mudou nadinha. E também vale a pena ler a matéria sobre a implosão da fábrica, no Jornal do Brasil de 25 de julho de 1988 (veja o jornal).
nota
Artigo originalmente publicado no blog Quando a cidade era mais gentil, 04 maio 2016 <https://quandoacidade.wordpress.com/2016/05/04/fabrica-de-chapeos>.
sobre o autor
Martin Jayo é professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Doutor em Administração de Empresas pela FGV-SP e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.