Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Lucas Dalcim faz uma homenagem ao arquiteto Jorge Wilheim em evento que homenageia o arquiteto formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie – FAU Mackenzie.

how to quote

DALCIM, Lucas. Carta aos estudantes: reunião geral extraordinária! Uma homenagem a Jorge Wilheim, fundador do Dafam. Drops, São Paulo, ano 18, n. 127.07, Vitruvius, abr. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/18.127/6950>.


Nesse evento de tamanha relevância frente ao meio acadêmico contemporâneo, intitula se essa semana com uma homenagem a um patrono do movimento estudantil da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Jorge Wilheim. Ele, Carlos Milan, dentre outros entusiastas da reflexão acadêmica, fundaram o Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o Dafam.

Isto posto, proponho uma narrativa, uma reunião geral extraordinária, como semanalmente nos habituamos a ter nas instalações do diretório. Para que essa reunião fosse de fato, extraordinária, convidamos nossos fundadores, Carlos Millan, Jorge Wilheim e Luiz Roberto Carvalho Franco. Todos já acomodados, em pufes, bancos ou no chão, damos início à discussão.

Idealizamos então a retomada da revista Pilotis, símbolo de resistência do constante desmonte da máquina pública, com uma possível sua reedição em momento oportuno.

“Próxima pauta”, diz nosso saudoso e eterno professor da casa, Pedro Paulo de Melo Saraiva, com forte empolgação.

Nós, atuantes contemporâneos do diretório, pedimos a palavra. “Caro senhor Wilheim, fomos convidados para falar sobre o senhor na abertura da semana Jorge Wilheim. Para tanto, essa reunião foi marcada”.

“Uma semana minha?”, questiona ele, com um brilho nos olhos e uma aparente satisfação.

“Sim”, replicamos. “Antes de expor qualquer texto para o público pós-graduando, resolvemos trazer o conteúdo para sua apreciação e de seus colegas”.

“Mas qual o teor da apresentação?”, reforça ele.

“Iremos fazer uma reflexão de vida. Mais do que isso, um agradecimento”.

O símbolo inaugural do Dafam foi o Modulor, escala humana moderna de Le Corbusier. E em provocação à arquitetura clássica havia uma coluna histórica no logo. A escala humana, tão esquecida no cenário arquitetônico contemporâneo, já era um sintoma do seu caráter profissional. Recordo de seu diagrama para o concurso de Brasília: descentralização, integração e continuidade. O quão contemporâneo já era sua visão sobre a discussão urbana. E não por acaso, são os princípios de gestão do nosso diretório. Seus projetos arquitetônicos e urbanos elucidam o processo projetual como ato inicial de qualquer intervenção no espaço urbano, consciência que assegura participação social e gerenciamento regional popular nas áreas influenciadas pelo arquiteto.

Quantas lições seus projetos nos trazem, senhor Wilheim! O plano urbano de Curitiba, as intervenções em São Paulo, no Mosteiro e no Vale. Para além disso seu engajamento político apartidário na formulação de políticas públicas, que amparam as intervenções urbanas, elucidam a necessidade do caráter político da arquitetura – mais uma vez nota-se aqui sua personalidade individual, fruto de desdobramentos da sua vivência no diretório, acredito.

Já também defendendo a cidade compacta, o senhor previu discussões que ainda vigoram como... contemporâneas.

Poderia escrever uma série de livros sobre seu trabalho e como a vivência no diretório guiou seu caminho pós formado. Mas hoje, aqui, encerrando nosso depoimento, gostaria de ressaltar sua importância na concepção e manutenção teórica diária de nosso diretório, que de tanto em tanto, busca se aperfeiçoar seguindo seus ensinamentos. Torcemos para que existam outros arquitetos e arquitetas dispostos a fazer a diferença, encarando o plano urbano como ponto de partida de uma ação coletiva, com teor social, e que nos acarretará uma cidade melhor para se viver.

Senhor Jorge Wilheim, obrigado por sempre estar presente em nossas reuniões, ter se tornado eterno em nossos princípios tanto gestor quanto individual. E aqui, ao lado de seus grandes colegas, não responda nada, apenas receba esses aplausos de todos nós, presentes na reunião e todos os incorporadores de seus ensinamentos.

Parabéns Jorge pelos seus 90 anos!

nota

NE – Texto lido na abertura da “Semana Jorge Wilheim”, solenidade ocorrida no dia 16 de abril de 2018 no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie – FAU Mackenzie.

sobre o autor

Lucas Dalcim é estudante de arquitetura na FAU Mackenzie e membro da atual direção do Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Dafam.

 

comments

127.07 crônica
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

127

127.01 museu em crise

Vender obra de arte para pagar dívidas, como quer o MAM, é um descalabro

Sobre a venda da pintura de Jackson Pollock

Jorge Coli

127.02 tempos temerários

Cortinas de fumaça, obscurantismos e seus efeitos colaterais

Sobre o Museu do Trabalho e do Trabalhador, do escritório Brasil Arquitetura

Paulo Mendes da Rocha and Raquel Rolnik

127.03 patrimônio em risco

Privatização do Complexo Anhembi: a quem serve?

Ivan Maglio, Paulo Lomar and Ana Maria Wilheim

127.04 artes aplicadas

Varvara Stepanova e a escola soviética Vkhutemas

Maria Cau Levy

127.05 protesto ou depredação

Precisamos falar sobre monumentos e sua simbologia

Ou sobre a pixação no Pátio do Colégio

Deborah Neves

127.06 homenagem

Maria Helena Estrada

Irreverência e obstinação a serviço do design

Ethel Leon

127.08 edifício comercial

São Paulo, de volta às alturas

Edifício Santos Augusta de Isay Weinfeld

Felipe SS Rodrigues

127.09 conservação do patrimônio

Plano de conservação da estrutura do Masp

Silvio Oksman, Lucia Furlan and Luiza Nadalutti

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided