Com profunda tristeza, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano — MDU junto com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo — DAU da Universidade Ferderal de Pernambuco — UFPE manifestam seu pesar pelo falecimento do arquiteto professor Ruskin Fernandes Marinho de Freitas, ocorrido nesta quarta-feira, 20 de abril de 2022, ao tempo em que reverencia aquele que foi um exemplo de dedicação ao ensino da Arquitetura e do Urbanismo, além de um dos jovens valores a serviço de nossa formação acadêmica.
Graduado em 1988, pela UFPE, ingressou no Magistério do Ensino Superior em 1996, como professor da área de Conforto Ambiental, vindo a tornar-se referência de conhecimento nesta área.
Deixa-nos um professor cujo futuro promissor esvaneceu-se num daqueles incompreensíveis e intempestivos momentos da vida. Se existem razões que possam explicar... nenhum de nós poderá elaborar tais argumentos, ante a triste surpresa que se abateu sobre o nosso departamento.
No pouco tempo à frente da Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, demonstrou a capacidade de organizar e mediar os pequenos conflitos que o cargo sempre impôs.
Sentiremos muito a falta do amigo, professor e profissional exemplar.
Ruskin, descanse em paz e sinta orgulho do bem e de todos os ensinamentos valiosos que deixou a tantas pessoas. Até um dia.
sobre a autoria
O texto é da autoria de diversos professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano — MDU e ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Ferderal de Pernambuco — DAU UFPE.