Tradição do IAB-SP
Entrevista com Arnaldo Martino
José Wolf
José Wolf: Alguns arquitetos ainda questionam: IAB pra quê? Na sua opinião, o IAB significa o quê?
Arnaldo Martino: O IAB é a entidade de representação ampla e independente dos Arquitetos, abrangendo os âmbitos nacional e internacional, este através da UIA – União Internacional dos Arquitetos; é uma Instituição símbolo, com uma reconhecida história construída na defesa da Arquitetura, e que mostra a sua importância mediante ações propositivas possíveis e críticas construtivas para a melhor qualidade, a maior participação e a dignidade da atuação profissional do Arquiteto.
JW: O IAB paulista já tem uma história de mais de 60 anos. Ao longo do tempo, ele envelheceu ou se mantém atual e contemporâneo?
AM: O IAB é uma Instituição viva, com uma história de lutas e diálogo com a sociedade. Nas muitas gestões teve, como é natural, atuações com diferentes enfoques, em contextos e situações diversas, tendo enfrentado as pressões e as contradições de cada momento. A cada gestão, porém, ele se renova como entidade democrática que sempre foi. Portanto, seria para qualquer candidato uma arrogância desconsiderar o esforço de tantos colegas no caminho já percorrido e colocar-se numa posição de “salvador da pátria”. Embora eu nunca tenha cogitado em postular assumir este cargo, fui chamado a cumprir esta missão e, no sentido de buscar uma convergência nas intenções e ao mesmo tempo uma amplitude na representação, congregar uma diversidade profissional e regional; resultando uma representativa e competente equipe apta a desempenhar uma boa atuação. Colocamo-nos à apreciação dos nossos colegas, e em sendo acolhidos, prosseguiremos nesta caminhada do IAB com renovado ânimo e melhores idéias.