Nas últimas décadas alguns sistemas generativos clássicos foram estudados e implementados com o auxílio da computação, permitindo aos arquitetos projetarem formas mais complexas. A produção destas formas é possível com os novos métodos de fabricação (todo tipo de maquinário), os quais são aplicados também na construção. O arquiteto Pieter Schreurs, do escritório ONL, explica o uso de projeto paramétrico e como eles produzem formas arquitetônicas complexas. ONL foi fundado e é dirigido pelo arquiteto Kas Oosterhuis e a artista visual Ilona Lénárd. Eles projetam usando projeto computacional como uma ferramenta exploratória. Essa entrevista foi gravada na sede do ONL em Rotterdam, em 04 de maio de 2015.
Nessa conversa sobre fabricação digital e formas complexas Pieter fala sobre o seu processo de projeto e o processo de manufatura da arquitetura contemporânea. Quando ele explica sobre o projeto A2 cockpit, ele enfatiza a importância de arquitetos terem habilidades de programação, caso contrário seria impossível, por exemplo, desenhar mais de dez mil elementos a mão. É um grande desafio para professores de arquitetura pensar em como a arquitetura deve ser ensinada neste cenário.
Os arquitetos precisam ter um diálogo aberto com a indústria que irá fabricar seus projetos. Nesta abordagem contemporânea, explicada por Pieter, arquitetos também tem que ser capazes de controlar as máquinas e comunicar seus projetos para a indústria. No começo pode ser uma tarefa árdua, pois as máquinas têm sido usadas de maneira tradicional por muitos anos. Por outro lado novas empresas estão surgindo para ajudar os arquitetos na produção de formas complexas, e alguns escritórios de arquitetura estão formando seus grupos de especialistas para lidar com a complexidade.
A implementação de um projeto inteiramente paramétrico não é uma tarefa fácil, demanda dos arquitetos novas habilidades, novos conhecimentos e novas métodos de projeto. Apensar de alguns escritórios como ONL há terem implementado essa abordagem contemporânea de projeto por muitos anos, projeto computacional ainda não é uma disciplina comum. Se arquitetos precisam aprender novas habilidades hoje em dia, é importante discutir o que precisa ser alterado na formação em arquitetura.