O texto a seguir surgiu a partir de uma entrevista concedida por Ermínia Maricato, em fevereiro de 2018, na cidade de João Pessoa (PB), a Alessandra Soares, Artur Maia e Pedro Rossi. Sua visita à Paraíba se deu a convite da Diocese de Campina Grande para participar do I Seminário A Cidade É Nossa, organizado pela Frente Pelo Direito à Cidade. Na ocasião, participou, também, do lançamento da rede BR Cidades em João Pessoa, com palestra na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil na Paraíba (IAB.pb).
Ermínia Maricato é ativista política e uma das mais importantes pensadoras brasileiras da atualidade. Seu trabalho se volta, principalmente, ao debate crítico sobre o nosso processo periférico de urbanização. Já ocupou cargos públicos, como na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003-2005) cuja proposta de criação se deu sob sua coordenação. Profa. Colaboradora do Curso de Pós-Graduação da FAUUSP além de participar de corpos editoriais. Criadora do BR Cidades.
Sua fala se volta, principalmente, ao papel do arquiteto e urbanista no século 21, a críticas a certas ideias e conceitos lançados na tentativa de problematizar o processo de urbanização no Brasil. Também discorre sobre a importância das entidades vinculadas à profissão bem como aquelas que considera importante como forma de organização da sociedade civil contra os poderes hegemônicos estabelecidos na cidade, a exemplo da rede BR Cidades.