Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
A experiência do coletivo Natura Futura nos convida a refletir sobre a importância de gerar modelos mais próximos das necessidades dos habitantes, com base em uma pratica consciente e ambientalmente responsável.

english
The experience of Natura Futura invites to reflect on the importance of generating models closer to the needs of the people, based on a conscious and environmentally responsible practice.

español
La experiencia de Natura Futura nos llama a la reflexión sobre la importancia de generar modelos más cercanos a las necesidades de los habitantes, sobre la base de una práctica consciente y ambientalmente responsable.

how to quote

PRECIADO VELASQUEZ, Oscar Eduardo. Coletivo Natura Futura. Uma prática consciente e ambientalmente responsável. Entrevista, São Paulo, ano 21, n. 084.04, Vitruvius, nov. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.084/7932>.


Coletivo Natura Futura, Equador, agosto de 2018
Foto Oscar Eduardo Preciado Velasquez

Natura Futura é um coletivo de arquitetura equatoriano iniciado em 2014, liderado por José Fernando Gómez, arquiteto e fundador do estúdio, com vasta experiência em trabalho participativo com comunidades vulneráveis em cidades como Babahoyo, na província de Entreríos, e Huaquillas, na província de El Oro, localizado na costa equatoriana. Em seu trabalho, consideram vital trabalhar com uma arquitetura de natureza contextual: interpretar o local como um requisito implícito de fazer as coisas, sem esquecer o contexto humano desses projetos, entender a parte emocional de seus habitantes, suas tradições, seus costumes.

O projeto Chacras é um dispositivo de moradia de emergência realizado após o terremoto de 2016, para abrigar um grupo familiar. No projeto, se avaliam os fatores estéticos do objeto, a adaptação e reconfiguração dos materiais obtidos através de métodos participativos para sua coleta, bem como a construção coletiva do espaço, no qual, além de responder ao habitat da população vulnerável, são consideradas questões como a subsistência e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, transformando o espaço habitacional em uma “plataforma produtiva” que promove o futuro apoio de seus habitantes.

A experiência da Natura Futura nos convida a refletir sobre o modelo de produção arquitetônica que estamos emulando e, sobretudo, nos chama a refletir sobre a importância de gerar modelos mais próximos das necessidades dos habitantes, com base em uma prática consciente e ambientalmente responsável.

Oscar Eduardo Preciado Velasquez em visita ao projeto La Comuna, Huaquillas, Equador, janeiro 2019
Foto divulgação

comments

084.04
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

084

084.01

Gilberto Gil, o homem que sabe ouvir

Abilio Guerra, Giovanni Pirelli, Chico César, Djamila Ribeiro, Keyna Eleison and Luiz Fernando de Almeida

084.02

Pierre Fernandez, l'Ecole Nationale Supérieure d'Architecture à Toulouse

Sérgio M. Marques

084.03

Carmen Silva, nascida para liderar

Giovanni Pirelli, Bruno Ramos, Débora Sanches, Eliane Caffé, Luiz Gonzaga da Silva “Gegê” and Abilio Guerra

084.05

José Miguel Wisnik, profissão indefinida

Abilio Guerra, Eucanaã Ferraz and Evandro Camperom

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided