João Mendes Ribeiro (Coimbra, 1960) é arquiteto português, formado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com atuação relevante tanto no campo da arquitetura, quanto da cenografia, áreas que mantém em paralelo desde o início de sua atividade profissional. O arquiteto desenvolve distintas escalas e programas, e delineia suas obras, sejam elas cenográficas ou arquitetônicas, a partir de um vocabulário e uma linguagem singular, decorrentes da confluência entre essas disciplinas (1).
O conjunto de suas obras está intimamente ligado à interdisciplinaridade e encontra-se, sobretudo, na região de Coimbra, onde estabelece seu atelier. Na produção arquitetônica de JMR, a reabilitação é significativa, representa 90% do trabalho do atelier e os trabalhos de Mendes Ribeiro, enquanto conjunto e abrangência, seja no propósito de restauro, de mobiliário ou de cenografia, desvelam como a arquitetura pode incorporar aspectos apreendidos e vivenciados no âmbito da cenografia e como as questões espaciais e arquitetônicas interferem sobre suas obras em outras escalas.
Participou de inúmeras exposições, dentre as quais se destacam a Representação Portuguesa na Mostra Internacional da 9ª, 10ª e 16ª edição da Bienal de Veneza de Arquitetura, em 2004, 2006 e 2018, respectivamente; a 11.ª Quadrienal de Cenografia e Arquitetura de Praga em 2007 e a 7.ª Bienal de Arquitetura de São Paulo em 2007.
A presente entrevista foi realizada em Coimbra, no dia 06 de setembro de 2018, no atelier do arquiteto (2).
notas
1
ALHO, Carlos (ed.). João Mendes Ribeiro, Projetos. ArchiNews, n. 34. Lisboa, Archi&Book’s, 2016.
2
A presente entrevista está publicada em: DURAN, Nathalia V. João Mendes Ribeiro: intersecções entre arquitetura e cenografia. Orientadora Marta Bogéa. Dissertação de mestrado. São Paulo, FAU USP, 2020.