Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Entrevista com o arquiteto português João Mendes Ribeiro (1960, Coimbra) a respeito de seu conjunto de obras, dos processos de trabalho e das correspondências e intersecções entre as disciplinas de arquitetura e cenografia.

english
Interview with the Portuguese architect João Mendes Ribeiro (1960, Coimbra) about his set of works, the work processes and the correspondences and intersections between the disciplines of architecture and scenography.

español
Entrevista con el arquitecto portugués João Mendes Ribeiro (1960, Coimbra) sobre su conjunto de obras, procesos de trabajo y las correspondencias e intersecciones entre las disciplinas de la arquitectura y la escenografía.

how to quote

DURAN, Nathalia Valença. João Mendes Ribeiro: intersecções. Entrevista, São Paulo, ano 23, n. 091.01, Vitruvius, set. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/23.091/8605>.


João Mendes Ribeiro
Foto divulgação

João Mendes Ribeiro (Coimbra, 1960) é arquiteto português, formado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com atuação relevante tanto no campo da arquitetura, quanto da cenografia, áreas que mantém em paralelo desde o início de sua atividade profissional. O arquiteto desenvolve distintas escalas e programas, e delineia suas obras, sejam elas cenográficas ou arquitetônicas, a partir de um vocabulário e uma linguagem singular, decorrentes da confluência entre essas disciplinas (1).

O conjunto de suas obras está intimamente ligado à interdisciplinaridade e encontra-se, sobretudo, na região de Coimbra, onde estabelece seu atelier. Na produção arquitetônica de JMR, a reabilitação é significativa, representa 90% do trabalho do atelier e os trabalhos de Mendes Ribeiro, enquanto conjunto e abrangência, seja no propósito de restauro, de mobiliário ou de cenografia, desvelam como a arquitetura pode incorporar aspectos apreendidos e vivenciados no âmbito da cenografia e como as questões espaciais e arquitetônicas interferem sobre suas obras em outras escalas.

Participou de inúmeras exposições, dentre as quais se destacam a Representação Portuguesa na Mostra Internacional da 9ª, 10ª e 16ª edição da Bienal de Veneza de Arquitetura, em 2004, 2006 e 2018, respectivamente; a 11.ª Quadrienal de Cenografia e Arquitetura de Praga em 2007 e a 7.ª Bienal de Arquitetura de São Paulo em 2007.

A presente entrevista foi realizada em Coimbra, no dia 06 de setembro de 2018, no atelier do arquiteto (2).

notas

1
ALHO, Carlos (ed.). João Mendes Ribeiro, Projetos. ArchiNews, n. 34. Lisboa, Archi&Book’s, 2016.

2
A presente entrevista está publicada em: DURAN, Nathalia V. João Mendes Ribeiro: intersecções entre arquitetura e cenografia. Orientadora Marta Bogéa. Dissertação de mestrado. São Paulo, FAU USP, 2020.

comments

091.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

091

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided