Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
Este estudo objetiva refletir sobre a origem, a valorização e a degradação do Centro Histórico da Ribeira, localizado na cidade do Natal (RN).

english
This study aims to reflect on the origin, recovery and degradation of the Historic Center of the Ribeira district, located in the city of Natal (RN).

español
Este estudio analiza el origen, la recuperación y la degradación del centro histórico de Ribeira, situada en la ciudad de Natal (RN).

how to quote

COSTA, Simone da Silva. As ruínas do coração de Natal vistas do espaço. Minha Cidade, São Paulo, ano 14, n. 168.01, Vitruvius, jul. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/14.168/5227>.


Teatro Alberto Maranhão
Foto divulgação [Google Earth]


O Bairro da Ribeira consolidou-se a partir da construção do Porto de Natal.  Está localizado na região administrativa leste da cidade do Natal. O historiador Câmara Cascudo explica que a origem do nome do bairro Ribeira surgiu porque a Praça Augusto Severo ficava muito alagada pelas marés do rio Potengi de forma que era possível tomar banho salgado, nos fins do século XIX, no Teatro Carlos Gomes, onde atualmente se localiza o atual Teatro Alberto Maranhão (1).

Durante a Segunda Guerra Mundial, o bairro da Ribeira era o local mais bem centralizado da Cidade do Sol e do Mar. Na Rua do comércio (hoje Rua Chile) encontravam-se as principais empresas exportadoras e importadoras, bem como as grandes lojas e o Palácio do Governo. A elite natalense desfrutava das noites agitadas e boemias no Grande Hotel e do Teatro Alberto Maranhão. Eram dias de glória para o coração urbano de Natal (2). Escolhida para sediar as tropas americanas durante o conflito bélico, a Ribeira vivia o seu apogeu. Ela guarda uma boa parte da história da Segunda Guerra Mundial, da visita de Roosevelt e de Getúlio Vargas a Natal.

Rua Chile
Foto divulgação [Google Earth]

No entanto, atualmente, o centro histórico da Ribeira, sofre com a perda de identidade, a descaracterização e o abandono de sua estrutura física pelo poder público. Suas belezas arquitetônicas estão arruinadas. Em 2007 um grupo de alunos do curso de Engenharia da Universidade Potiguar, constatou que mais de 200 marquises de prédios da Ribeira estavam com estruturas comprometidas (3). Navegando pelo Google Earth observa-se a imagem da degradação daquele espaço que é marcado por grande parte da cultura, da arte, do folclore, bem como de suas manifestações e expressões as mais valiosas.

A falta de conservação dos prédios e casas constitui-se num perigo para quem deseja andar pelas ruas históricas, tais como a Tavares de Lira, a Rua do Comércio e a rua Dr. Barata, em virtude do risco iminente de desabamento.  Outro importante equipamento urbano que se encontra abandonado é o cais da Tavares de Lira, o qual foi, durante décadas, uma das principais portas de entrada de Natal. Terminal pesqueiro e de passageiros, endereço importante para o contexto comercial que movimentou a Ribeira na primeira metade do século.

Cais da Tavares de Lira
Foto divulgação [Google Earth]

Rua Tavares de Lira
Foto divulgação [Google Earth]

Já a rua Dr. Barata era considerada a segunda rua mais importante da Ribeira e contava com a presença de famosas lojas, tais como A Chilenita, Rosa Branca, Armazém Potiguar, A Filha de Natal, Livraria Ismael Pereira, Lojas 4&400 ou Natal Moderna. No entanto, vários de seus imóveis também se encontram abandonados ou deteriorados. O mais preocupante é a situação da antiga loja de tecidos "A Samaritana".

Edifício “A Samaritana”, na rua Doutor Barata
Foto divulgação [Google Earth]

Recentemente, o prédio onde funcionam os serviços da unidade de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) foi interditada. Uma vistoria técnica foi realizada no prédio pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN) apontou inúmeras questões que comprovam a precariedade estrutural e irregularidades no local, que necessita de reparos urgentes. Um dos fatores apontados pelo coordenador para realizar a interdição imediata do espaço é a iminência de desabamento do teto dos três andares do prédio, que está repleto de infiltrações e rachaduras (5).

Localização do Procon, na rua Duque de Caxias
Foto divulgação [Google Earth]

O sonho dos Natalenses é voltar a ver o coração de Natal restaurado (4). Precisamos ver a Ribeira ressuscitar, pois neste vale de ossos secos encontram-se os mais importantes símbolos do nosso passado, enquanto elemento inicial no processo de formação do seu espaço urbano deixou de ser um espaço atrativo para os seus usuários (moradores, visitantes, turistas etc.), por apresentar-se como a imagem da pobreza, da violência e da degradação do seu patrimônio histórico.

notas

1
LIMITE DOS BAIRROS DA CIDADE DO NATAL. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB). – Natal (RN), 2008.

2
CORDEIRO, A. G. S. O bairro da Ribeira como um palimpsesto: dinâmicas urbanas na cidade de Natal (1920 – 1960). Dissertação de Mestrado. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2012.


Antigas, Abandonadas e Assombradas. Jornal Tribuna do Norte, Natal, 24 ago 2010. Disponível em <http://tribunadonorte.com.br/noticia/antigas-abandonadas-e-assombradas/157797>. Acesso: 28/02/2014.


Serviços do Procon serão direcionados para as Centrais do Cidadão. Com estrutura deficiente, prédio foi interditado por iminência de desabamento. Jornal de Hoje. Natal, 06/03/2014. Disponível em http://jornaldehoje.com.br/servicos-procon-serao-direcionados-para-centrais-cidadao/ (5) OLIVEIRA, L. O sonho da Ribeira de volta. Jornal Tribuna do Norte, Natal, 11 jun 2013. Disponível em <http://tribunadonorte.com.br/news.php?not_id=252564>. Acesso: 07/03/2014.

sobre a autora

Simone da Silva Costa é graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem mestrado em Economia do Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided