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research

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my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
O objetivo deste artigo é apresentar os efeitos da relação do comércio com os espaços públicos, analisando desde a sua origem à relação de interdependência entre os comércios e os espaços públicos da cidade. Sendo o estudo de caso a cidade de Fortaleza.

english
The purpose of this article is to present the effects of the relationship of commerce with public spaces, analyzing from its origin the relationship of interdependence between the commerce and the public spaces of the city. Fortaleza is the case study.

español
El objetivo de este artículo es presentar los efectos de la relación del comercio con los espacios públicos, analizando desde su origen a la relación de interdependencia entre los comercios y los espacios públicos de la ciudad.

how to quote

PORTO, Lívia Maria Gonçalves. Quadrilátero da Aldeota em Fortaleza CE. A interrelação do comércio com os espaços públicos. Minha Cidade, São Paulo, ano 18, n. 210.06, Vitruvius, jan. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/18.210/6854>.


Trecho da Rua Canuto de Aguiar
Foto Lívia Porto


O comércio possui relação direta com a produção do espaço urbano, demandando áreas edificadas que muitas vezes interferem na morfologia urbana e impactam na dinâmica funcional do local, gerando fluxo de pessoas e veículos nas localidades em que são implantados. Os Espaços públicos e privados de comércio acontecem prioritariamente nas calçadas e ruas da cidade, sendo assim, importante entender o conceito e a importância desses espaços, e ainda, qual sua relevância perante a atividade comercial de uma cidade (1).

Os conceitos de espaços público e privado são entendidos por meio de uma série de diversos pontos de vistas e muitas vezes são classificados de acordo com os seus acessos e sua administração. Em geral, o grau de acesso é uma questão de legislação, ou mesmo uma questão de convenção e sensação, que é respeitada pelos usuários. Em geral, quanto mais pessoas estiverem utilizando os espaços públicos da cidade, mais potencialmente segura a cidade será, há mais olhos nas ruas e um incentivo maior para acompanhar os acontecimentos urbanos, a partir das edificações e usos no seu entorno (2). Observa-se que a rua é local de movimento e de fluxo constante. É onde se experimenta a liberdade, a casualidade, o inesperado, mas também o medo, a miséria e a violência. Como distinguir os espaços da liberdade daqueles da violência?

A adoção de calçadas – que surgiram na Europa no século 18 – permitiu uma melhor separação entre os fluxos de veículos e pedestres e com isso uma convivência mais harmônica entre eles. Com a intensificação da industrialização e com a crescente produção de automóveis e o desenvolvimento econômico e demográfico, as cidades foram cada vez mais necessitando de novas circulações e meios de transporte para vencer distâncias cada vez maiores, devido à expansão e espraiamento da urbe. As ruas estreitas já não podiam com o grande fluxo de veículos e pedestres mesmo tendo sido criadas calçadas para a circulação dos pedestres, a adoção de calçadas permitiu melhor convivência entre pedestres e veículos, mas também levou ao aumento da velocidade dos veículos automotores.

Na Europa as passages refletiam o espirito da época, sendo encontradas em galerias comerciais cobertas que serviam de passagem entre uma rua e outra, funcionando também como local de convivência e atrações de consumo. Assim, eram espaços de passagem e ao mesmo tempo de cunho privado e público. As galerias, das quais muitos exemplos marcantes ainda sobrevivem em vários locais em todo o mundo, surgiram inicialmente para explorar os espaços interiores abertos, sendo assim empreendimentos comerciais, que ofereciam a possibilidade de abrir áreas de venda, gerando assim um novo público de compradores.  Dessa forma, surgia um fluxo de pedestres no núcleo de áreas de lojas, que estimulava os passantes com uma visão das vitrines dos dois lados da galeria. As galerias constituíram um novo sistema de acesso, em que praticamente não existente uma fronteira entre o público e o privado, que originou os espaços de intervalos. O conceito de espaços de intervalo é primordial para eliminar a divisão rígida das demarcações territoriais, criando assim, espaços intermediários, que embora do ponto de vista administrativo e legislativo pertençam ao domínio público ou ao privado, sejam inteiramente acessíveis para ambos os domínios.

Passage des Princes, Paris
Foto Moonik [Wikimedia Commons]

Assim como a criação de locais de intervalos diminui a diferenciação entre o uso público e o uso privado, aumentando acessibilidade entre eles. Todos os recursos arquitetônicos podem interferir na acessibilidade dos espaços, tais como: passeio das ruas, gradação de alturas; grau de iluminação; desníveis do chão; transparência; e aberturas na edificação.  Ao escolher o tratamento arquitetônico adequado o domínio privado pode se tornar mais acessível, e o domínio público pode se tornar mais convidativo e mais intensamente usado.

Com o aumento do trafego de automóveis e adaptação das cidades em função dos veículos, ás áreas de pedestres e o papel do espaço urbano como local de encontro nas diversas localidades da cidade, perderam ênfase no modernismo moderno. A forma habitual das ruas, calçadas e locais públicos como palco de encontro para os moradores foi reduzida e progressivamente substituída por veículos automotores e construções individuais isoladas do contexto urbano. Em função da crescente demanda de espaço dos veículos automotores e das grandes distâncias percorridas por eles houve uma dispersão das cidades que modificou o estilo de vida das pessoas nas cidades. Além dos conflitos gerados pela demanda crescente de veículos nas cidades, o problema da falta de qualidade urbana e segurança para os pedestres começaram a se agravar. Foi a partir desse cenário que começaram a surgir nas cidades diversos estudos a respeito da revalorização dos espaços públicos e da necessidade de bairros sustentáveis, que consideram toda a cidade e seus bairros como um organismo complexo que funcionam juntos, cooperando um com o outro, porém sendo independentes entre si. Cada bairro deve conter seu centro de bairro, habitações para diversos tipos de moradores, além de um bom sistema de transporte público e calçadas acessíveis que possibilitem seus moradores de fazerem o maior número possível de atividades próximo as suas residências (3).

Mapa da área de análise
Desenho de Lívia Porto

A área do quadrilátero da Aldeota em Fortaleza possui uma grande quantidade de comércios de rua e residências, apresentando condições favoráveis para vir a se tornar um bairro sustentável, possuindo média densidade demográfica e diversidade de usos. Porém seu maior agravante para vir a se tornar um bairro sustentável é o meio de locomoção, onde seus frequentadores e moradores são a maioria dependente de veículos automotores.  Isso se deve por uma série de fatores, que podem ser desde fatores de origens culturais, à disponibilidade de transporte urbano na cidade e principalmente a infraestrutura na área, que apresenta atualmente péssima acessibilidade e qualidade em seus passeios, dificultando o pedestrianismo na área.

Trecho da Rua Canuto de Aguiar
Foto Lívia Porto

No ano de 2016, A lei de uso e ocupação do solo de Fortaleza foi revista (LUOS.01/2016), alterando parâmetros legislativos para determinadas áreas na cidade. Essas áreas foram denominadas de Zonas Especiais de Dinamização Urbanística e Socioeconômicas – Zedus, são porções de territórios destinadas à implantação e intensificação de atividades sociais e econômicas, propondo usos e ocupações do solo, além de intervenções urbanísticas pontuais, cujo objetivo é melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade da área, a partir de princípios de sustentabilidade. A Zedus foi delimitada após estudos do Plano Diretor de Fortaleza, no qual foram identificadas áreas onde há subutilização de imóveis e condições de redirecionamento produtivo. A área do Quadrilátero da Aldeota, também conhecido como Polo gastronômico da Varjota foi eleita como uma Zedus, onde foram alterados alguns de seus parâmetros legislativos.

Ainda no ano de 2016 foi encomendando pela prefeitura de Fortaleza para o arquiteto Ricardo Muratori o projeto na área do Polo gastronômico da Varjota. A intervenção foi feita para alguns trechos da Rua Frederico Borges e da Rua Ana Bilhar. O projeto fez parte do pacote de uma série de outras reformas urbanas para a cidade com o financiamento da CAF (Banco de desenvolvimento da América latina). O intuito da prefeitura era incentivar o pedestrianismo na área e fazer com que essa área funcione como um fator de incentivo e multiplicativo para atingir uma área maior futuramente. O projeto consta da padronização dos passeios e vias, a iluminação pública, a transformação da fiação aérea em subterrânea para livrar tanto os passeios como as fachadas dos estabelecimentos, foram disponibilizados algumas vagas de estacionamentos para a locação de parklets, houve uma preocupação com o sombreamento urbano com o acréscimo de arborização urbana ao longo de todo o trecho, para estimular a caminhada nos passeios durante o dia. Apesar da área de intervenção ser um trecho bastante pequeno em comparação com toda a zona comercial do quadrilátero da aldeota, melhorará bastante a acessibilidade urbana na área, além de incentivar o uso de outros meios de transportes alternativos como a bicicleta e o pedestrianismo. Porém, a recente reforma pública realizadas na Avenida do Luís, prioriza somente o sistema viário, não gerando melhores condições de infraestrutura para a prática do pedestrianismo em sua área, o que torna seus frequentadores dependentes ainda de veículos automotores, o que continuará ocasionando congestionamentos em toda a área do quadrilátero da Aldeota, visto que é a área que gera um maior fluxo de veículos.

Quadrilátero da Aldeota, polo gastronômico da Varjota, perspectiva da intervenção urbana
Imagem divulgação [Escritório Ricardo Muratori]

notas

1
VILLACA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo, Studio Nobel, 1998.

2
JACOBS, Jane. Morte e vida nas grandes cidades. Tradução: Carlos S. Mendes Rosa; revisão da tradução: Maria Estela Heider Cavalheiro; revisão técnica Cheila Aparecida Gomes Bailão. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2009.

3
GEHL, Jan. Cidade para pessoas. São Paulo, Perspectiva, 2013.

sobre a autora

Lívia Maria Gonçalves Porto é arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Concluindo mestrado na universidade Mackenzie SP, onde o tema da dissertação é Comércio de rua e sustentabilidade na cidade de Fortaleza: quadrilátero da aldeota.

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