Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
O DAU UFPB, o PPGAU UFPB, o IAB PB e o CAU PB denunciam a destruição de painel artístico em obra de Acácio Gil Borsoi, originalmente projetado para abrigar a biblioteca da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa.

how to quote

DAU UFPB, Departamento de Arquitetura e Urbanismo; PPGAU UFPB, Programa de Pós-Graduação em Arq. e Urbanismo; IAB/PB, Instituto de Arquitetos do Brasil; CAU/PB, Conselho de Arquitetura e Urbanismo Paraíba. Destruição do painel de azulejos do edifício da Reitoria da UFPB. Carta de repúdio. Minha Cidade, São Paulo, ano 21, n. 242.04, Vitruvius, set. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/21.242/7889>.



O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba – DAU UFPB, o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU UFPB, juntamente com o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba – IAB PB e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba – CAU PB vêm a público repudiar, veementemente, os fatos desastrosos ocorridos no Campus I da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa.

Nas últimas semanas, a Superintendência de Infraestrutura – Seinfra UFPB, responsável pelo planejamento e execução das obras na cidade universitária, destruiu um valioso mural de azulejos no prédio da Reitoria. Trata-se da destruição de um elemento que é parte indissociável da concepção do edifício, projetado originalmente para abrigar a biblioteca da UFPB, em 1968, pelo arquiteto e urbanista Acácio Gil Borsoi, expoente nacional do movimento moderno na arquitetura brasileira.

Os procedimentos adotados pela Seinfra UFPB ignoram o zelo e o rigor com que o patrimônio construído, e todas as atividade relacionadas com a concepção, projeto e produção em arquitetura e urbanismo, são tratadas no âmbito do ensino e pesquisa da própria instituição. Esta destruição revela, em um gesto que tem sido recorrente, a ignorância e incapacidade de domínio dos aspectos básicos e conceituais que devem nortear uma intervenção arquitetônica; ignora a história, a tecnologia, a racionalidade e a própria prática deontológica; trata-se de uma atuação vandálica contra a primeira geração de edifícios da história da UFPB.

Nosso patrimônio arquitetônico moderno vem sendo destruído de forma recorrente na cidade universitária. Atualmente a Seinfra, após aplicar sucessivas camadas de tinta verde no prédio da Diretoria do Centro de Tecnologia – principal edifício do primeiro conjunto arquitetônico da UFPB – assenta cerâmica sobre o concreto aparente, elemento marcante de nossa arquitetura moderna. Trata-se de uma prova da falta de domínio e conhecimento, por parte da Seinfra, nas áreas da engenharia e arquitetura. Demonstra a dissociação, esquizofrênica, entre a competência da instituição no ensino e pesquisa e a incompetência dos setores de gestão, da própria instituição, em praticarem estes ensinamentos. Sendo a universidade o lugar do saber e da formação da sociedade, plena de intelectuais e pensadores, reduto de guardiões da memória, esses acontecimentos geram um sentimento de imensa frustração; afinal, a destruição é promovida por um órgão desta mesma universidade.

No contexto mais amplo, o gesto de destruição do painel de azulejos da Reitoria, reflete a situação lamentável por que passa a cultura em nosso país. O patrimônio cultural é memória de um povo e a essência do nosso ser; destruindo esse patrimônio, as bases da nossa existência são corrompidas.

Esses fatos voltam a evidenciar a necessidade urgente de que a UFPB construa um plano diretor e que o mesmo, como resultado de sua forma de pensar, constitua as diretrizes de sua forma de fazer.

João Pessoa, setembro de 2020

sobre os autores

Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba – DAU UFPB

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba – PPGAU UFPB

Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba – IAB/PB

Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba – CAU/PB

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided