Divulgação da proposta vencedora
A equipa coordenada pelo Arquitecto Cláudio Vilarinho foi a vencedora do Concurso Público para a Elaboração do Conteúdo Expositivo da Trienal de Arquitectura de Lisboa no Museu da Electricidade. A exposição irá decorrer de 28 de Outubro a 16 Janeiro 2011.
O Júri considerou tratar-se de um projecto singular, realçando a coerência do conceito expositivo. De acordo com a memória descritiva do projecto: “A ideia que procuramos potenciar e propomos para a Exposição da Trienal Arquitectura de Lisboa no Museu da Electricidade é uma ideia de relação entre o que é interior (casa) e o que é exterior (o seu jardim).”
Assim, no projecto vencedor um objecto cenográfico figurativo de uma casa estabelece a transição entre “exterior real“ e “exterior metafórico“. A casa funciona simultaneamente como filtro entre a rua e o espaço de exposição, sendo nesse local que se integra a introdução às exposições e eventuais audiovisuais num ambiente mais obscuro. É uma alusão directa ao tema da Trienal - Falemos de Casas -, peça-chave que assume um desempenho importante e eficaz na montagem do conjunto expositivo.
Segundo o conceito proposto, as exposições são assim colocadas no referido “exterior metafórico“ povoado de plintos expositivos desenhados a partir da figuração de flores-pétalas de acácia rubra -Delonix Regia - sobre os quais se colocam os objectos expostos.
Foi valorizada também a intensidade expressiva ou lúdica que pode resultar do desenho proposto, aspecto importante no contexto de uma exposição dirigida a um público vasto.
sobre o Atelier
Claudiovilarinho.com arquitectos e designers é desde 2005 uma estrutura multidisciplinar, flexível e aberta. Esta estrutura tem obtido diversas distinções, nomeadamente: o Prémio Mobilidade 2007 (atribuído à proposta de um edifício de habitação colectiva para seniores); no concurso para a nova Sede da AMI em Cascais, das equipas premiadas, o atelier foi a mais jovem; de igual modo, pelas propostas a concurso para o Centro Escolar de Fonte de Angeão e de Gafanha da Boa-Hora, ambos em Vagos, o 2º e 3º prémios respectivamente; por fim, já em 2009, o 1º prémio no concurso Uniscala ’09 e o 3º prémio no concurso para a Requalificação do Castelo de Arraiolos. Em 2007, Newitalianblood, selecciona o atelier para o Top 10 dos jovens arquitectos emergentes em Portugal.
sobre a Trienal
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Travessa do Alecrim, nº1, 1º Esq.
1200-019 Lisboa
Tel.: +351 213 467 194
http://www.trienaldelisboa.com/