Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245

[divulgação]

abstracts

português
O escritório ODVO Arquitetura e Urbanismo apresenta um novo conceito de Equipamento de Integração Urbanismo, Skate e Cidadania através de três praças, em Guararema e na capital paulista, que foram premiadas na 10ª edição do prêmio jovens arquitetos.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Equipamento de Integração. Urbanismo + skate + cidadania. Projetos, São Paulo, ano 12, n. 134.02, Vitruvius, fev. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/12.134/4240>.


Partido

Com a mesma solicitação de implantação de equipamento, “uma delimitada área para prática de skate”, a proposta foi romper o simples fato de instalar este equipamento em uma área pré-determinada.

A intenção é que esta área seja o início de uma proposta mais ampla, com possibilidades para diversas formas de convivência, seja o praticante, quem utiliza os caminhos como passagem, o pai que inicia o filho ao esporte ou apenas o indivíduo que observa sentado à sombra de uma árvore.

Um desenho que se funde como uma praça, seus obstáculos se originam a partir da topografia e seus caminhos integram-se com a paisagem.

Passagens e caminhos da pista desenvolvem-se em obstáculos e áreas verdes de forma orgânica e harmônica. Interligações sem barreiras físicas nem visuais que possibilitam a interação com quem está apenas de passagem, com o entorno e suas atividades, como se fosse um convite para o descanso.

Conceito

Nos pés o skate e sob este o concreto, interface com a natureza que rodeia e preenche a paisagem. À sombra, o descanso. À memória, a sensação do espírito do skate.

Com ideal urbanístico e amor ao skate, visando a inter-relação entre os espaços da cidade com a comunidade e seu convívio social, nasceu o conceito: espaços que interagem e se confundem com o seu entorno, que proporcionam além da prática do esporte, a troca de ideias e reuniões entre amigos.

O conceito de praça de skate é uma proposta de atribuir outra realidade às pistas geralmente densas, limitadas por vezes isoladas, que pouco têm a contribuir com a paisagem.

Em resumo: skate, natureza, cidade ... em harmonia.

comments

134.02 urbanismo
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

134

134.01 urbanismo

Projeto Urbano do Córrego do Antonico

134.03 edificio culturale

Moravia sedujo a Rogelio Salmona

María Elvira Madriñán

134.04 paisagismo

Parque de los Pies Descalzos

134.05 edifício cultural

Parque Explora

134.06 edifício esportivo

Complejo Acuático para los Juegos IX Suramericanos

134.07 edifício educacional

Colegio Santo Domingo Savio

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided