Em uma localização privilegiada na cidade, em pleno Jardim Paulistano, valia muito a pena demolir uma construção muito antiga e desgastada para erguer uma casa contemporânea para o casal.
A interpretação das necessidades e desejos da família somou-se às condições de orientação solar e de orçamento, o que resultou em uma disposição completamente nova dos ambientes. O acesso principal, marcado pela grande porta vermelha, define 2 percursos: o conjunto de ambientes do casal (dormitório, banheiro, closet e escritório) e as salas e demais dependências.
Todos os ambientes, sejam os quartos ou as salas, são acessíveis ao jardim com grandes portas de correr o que garante à casa uma condição muito confortável de iluminação e ventilação naturais. A cozinha e a sala de jantar também são iluminadas naturalmente por uma longa clarabóia que tem a luz refletida nas paredes brancas.
A opção de projeto foi construir com materiais simples – paredes de blocos cerâmicos revestidos com argamassa grossa, lajes de concreto aparente, pisos revestidos de pedra mineira, madeira ou pastilha de vidro.
Ficha Técnica
Localização
São Paulo, Brasil
Data de projeto
2001
Arquitetura
Piratininga Arquitetos Associados
Renata Semin
Equipe
Jacqueline Maria Vieira, Paula Zemel Pompeu de Toledo e Ana Luiza Almeida Prado
Área construída
286 m²
Área do terreno
446 m²
Construção
CAO Construções e Administração de Obras
Fotografias
Maíra Acayaba