Memorial justificativo
O Edifício Girassol é um pequeno prédio comercial situado em trecho bastante inclinado da rua de mesmo nome, no bairro da Vila Madalena, São Paulo.
O proprietário tinha a locação como premissa de utilização do prédio. Portanto o projeto deveria prever espaços versáteis, que possibilitassem tanto a compartimentação em pequenas salas, como a fusão em um único e grande local de trabalho.
Foi então definida uma estrutura em lajes painel, apoiadas apenas nas divisas do lote, vencendo a totalidade de sua largura. Um subsolo, com acesso de pedestres separados de veículos, recebe os visitantes em um core central de onde partem escada e elevador. Com a circulação vertical no centro do prédio, as salas puderam voltar-se, todas elas, para os recuos de frente e fundos, melhorando sua ventilação e insolação ao longo dos 3 pavimentos.
A caixilharia é toda composta de vidros piso/teto, conduzindo os usuários a uma pequena sacada. Nesta, uma segunda pele de portas-camarão em chapas perfuradas protegem as áreas internas do excesso de sol e dão privacidade às áreas de trabalho.
Por fim a cobertura do último pavimento, definida em telhas metálicas termo-acústicas, proporcionam um pé-direito mais generoso, e permitiram uma iluminação zenital junto ao core. Esta luz entra sobre um pergolado de madeira coberto por vidro, embaixo do qual um generoso jardim separa as salas da frente das de trás.
No fundo do subsolo, um jardim descoberto e um painel artístico que preenche toda a altura da divisa de fundo, completam o cenário deste projeto.
Descrição
A premissa deste projeto foi obter o maior aproveitamento de área (m²) para futura locação sem perder a qualidade natural do edifício. O projeto adotou lajes apoiadas nos dois eixos longitudinais do limite do terreno, possibilitando grandes vãos livres, com maior liberdade e flexibilidade para a adaptação do interior do conjunto.
O edifício é composto por três pavimentos de idênticas dimensões. Cada um desses pavimentos é dividido em dois setores de permanência e, entre estes setores, definiu-se a circulação vertical e o pátio vazio que corre igualmente por todos os andares. Nesta conexão foi utilizada uma cobertura translúcida permitindo a entrada da luz natural que segue até o pavimento térreo, iluminando o hall de circulação que também pode ser utilizado como ambiente de convívio e descompressão. No restante da cobertura utilizou-se telhas sanduíche para proteção termo-acústica, o que possibilitou manter o último pavimento sem forro, ganhando altura no pé-direito e mantendo a eficiência nos espaços de trabalho. Ainda na cobertura, foram instaladas todas as unidades condensadoras para garantir a climatização do edifício.
O recuo frontal de 15m torna o edifício mais convidativo aos usuários e visitantes, e concebeu uma praça interna ao lote gerando um ponto de encontro das mais variadas funções.
Para o melhor aproveitamento dos conjuntos o estacionamento se encontra no subsolo, bem como a entrada de pedestre acolhida por uma marquise metálica em destaque no térreo e que direciona os usuários para o cubo de vidro no subsolo.
No muro ao fundo do lote com altura de 10m as artistas da Leopardi Esperante criaram o painel chuva, possível de ser visto em todos os pavimentos valorizando a vista dos conjuntos. Nas fachadas frontal e posterior foram criados painéis metálicos de portas-camarões perfuradas que possibilitam a proteção solar ao mesmo tempo em que valoriza a transparência e o contato visual dos usuários com a vida pública externa ao edifício. Como consequência, conseguimos trazer para o edifício de uso inicialmente indefinido uma fachada dinâmica e visualmente interessante.
ficha técnica
projeto
Edifício Girassol
local
São Paulo SP Brasil
data
Projeto: abr. 2013
Conclusão: set.2016
área
Terreno: 500 m²
Construída: 993,53 m²
arquitetura
Henrique Reinach e Maurício Mendonça (autores), Manuel Tojal e Rodrigo Nakajima (coordenadores), Guilherme Nakata, Raquel Jordão, Victor Gonçalves, Tony Chen, Mayara Ready, Tadeu Ferreira, Tais Vieira, Douglas Morilhão, Paula Leal e Camila Osele (colaboradores)/ Reinach Mendonça Arquitetos Associados
interiores
SuperLimão Studio
luminotécnica
Foco Luz & Desenho
estrutura de concreto
Benedictis Engenharia
estrutura metálica
BE Metais
elétrica e hidráulica
Zamaro Pessoa
climatização
Logitec Projetos
construção
DeLucc
fotos
Tony Chen
premiação
Menção honrosa na categoria “Comercial e industrial/ executado” na Premiação IAB/SP Especial 75 anos 2018