A casa da Praia Vermelha foi o desafio de construir num morro de mata nativa intocada numa das mais belas praias do Litoral de São Paulo.
A Praia Vermelha se destaca não só pela sua beleza natural de mata atlântica nativa, cachoeiras, areia branca e mar calmo de aguas verdes, mas também pelo urbanismo do condomínio, com respeito ao meio ambiente sem casas na beira da praia, muros ou luzes excessivas.
A Casa é uma estrutura suspensa, pré-fabricada de madeira laminada, sustentada por 6 pilares e ancorada no terreno pela plataforma de concreto da piscina.
A Casa se divide em 4 partes fundamentais:
A chegada com amplo espaço para veículos, depósito para coisas de praia, banheiro de serviço, chuveirão e lava pés, além de aquecedores e máquinas de ar condicionado. Nesse espaço é possível observar todo o piso suspenso do 1° pavimento e acessar toda tubulação hidráulica ou elétrica aparentes para manutenção.
Tudo mais acontece no nível superior, que consiste numa grande plataforma suspensa voltada para o morro.
Junto ao morro a piscina e sua extensão de concreto. Em seguida uma grande varanda linear na frente de toda sala. A partir da varanda a plataforma passa a ser de madeira com a forma de um grande quadrado composto por 8módulos retangulares.
4 módulos formam o espaço continuo do convívio; com sala de estar, sala de tv e cozinha. Outros 4 módulos definem os 4 quartos voltados para rua. A divisão destes espaços acontece com um grande móvel suspenso de madeira MDF; móvel dupla-face ora servindo aos ambientes da sala, ora servindo aos quartos.
Ou seja, a casa acontece toda no nível superior e voltada para o morro, com o espaço descoberto da piscina, a grande sala de convívio e em seguida os 4 quartos alinhados voltados para rua. O acesso a esse espaço suspenso de dá por uma escada aberta.
Cobertura metálica termo-acústica e laterais de telha translucida de policarbonato alveolar cobrem e envolvem a casa como uma casca estanque.
ficha técnica
projeto
Residência Praia Vermelha
local
Ubatuba SP Brasil
data
2014/2015
área
Terreno: 1.220 m²
Construída: 388m² (215m² cobertura superior com beirais + 173m² do espaço de chegada).
arquitetura
Lua Nitsche e Pedro Nitsche (autores), André Scarpa (coordenador), Rosário Pinho e Rodrigo Tamburus (colaboradores)/ Nitsche Arquitetos
interiores
Nitsche e Ana Cláudia Sá
estrutura de madeira
Ita construtora
estrutura de concreto
Telecki Arquitetura de Projetos
instalações hidráulicas e elétricas
G&A Guimaro & Associados Engenharia
paisagismo
Dora Celidonio
luminotécnica
Lux Projetos
construção
Tecnomar Engenharia SS
fotos
André Scarpa e Cacá Bratke
premiação
Menção honrosa na categoria “Residencial unifamiliar / executado” na Premiação IAB/SP Especial 75 anos 2018