A casa de veraneio, carinhosamente apelidada de Los Muros pelos seus proprietários, se localiza em um dos inúmeros condomínios fechados e de nomes pomposos que povoam Xangri-lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O nome brinca com os condicionantes deste contexto, onde a segurança se encontra aprisionada entre muros altos e distante da praia.
O projeto foi desenvolvido a partir de um desejo de rusticidade e de relações controladas entre interior e exterior. A ideia da família era usar a casa nos finais de semana e nas férias, tanto durante o verão como no inverno.
O programa previa uma área social fluída e conectada com o pátio nos fundos e lateral do terreno no nível térreo, evitando visuais diretas com o vizinho adjacente, em busca de privacidade.
O clima hostil do litoral, muito quente no verão e com intensa maresia no inverno, foi um condicionante fundamental para a organização das atividades e escolha de materiais. Lá, ao mesmo tempo em que a ventilação cruzada é bem-vinda, é necessário criar núcleos protegidos do vento, para que a casa possa ser aproveitada durante todo ano.
Além da sala e cozinha integrada, o térreo abriga um quarto de hóspedes e um atelier para a proprietária. No segundo nível, em busca de uma melhor orientação solar, as três suítes se distribuem em torno de um terraço, que recebe sol oeste e é muito utilizado nos meses de frio.
A volumetria homogênea do conjunto em tijolo maciço é equilibrada com dois planos em pedras irregulares, um que marca o acesso principal, e outro que funciona como um filtro solar para fachada oeste, no atelier. Esses muros foram construídos em alvenaria de pedra, remetendo à arquitetura das cidades medievais, feitas de uma mistura de blocos disponíveis. Essa miscelânea, de texturas e de materiais em seu aspecto bruto, é também uma referência aos valores culturais da família que habita essa morada, que escolheu ter uma casa que vai ganhando as marcas do vento e se integrando cada vez mais com o jardim que eles mesmo cultivaram.
Internamente, as lajes em concreto aparente e uma lareira em pedra reforçam o clima despojado que os moradores buscam neste refúgio do litoral.
Uma varanda com pergolado em madeira estende a área social, voltada para o lago nos fundos. Na lateral oeste, fica outra varanda menor, que se liga com a sala e com o atelier, protegida do sol pela vegetação.
ficha técnica
projeto
Casa Los Muros
local
Xangri-lá RS Brasil
ano
Projeto: 2014
Obra: 2015
áreas
Terreno: 468,5 m2
Construída: 225m2
arquitetura
Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani (autores) / Cantergiani + Kunze Arquitetos
projeto estrutural e complementares
Engenheiro civil Samuel Candido / Serrano Engenharia
construção
Fabrício Couto Construções
foto
Acervo Cantergiani + Kunze Arquitetos