Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A Casa Los Muros, projeto dos arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani, do escritório Cantergiani + Kunze Arquitetos, foi projetada a partir de um desejo de rusticidade e de relações controladas entre interior e exterior.

english
Los Muros House, designed by architects Cristiano Kunze and Nathalia Cantergiani, from Cantergiani + Kunze Arquitetos, was designed based on a desire for rusticity and controlled relations between interior and exterior.

español
La Casa Los Muros, diseñada por los arquitectos Cristiano Kunze y Nathalia Cantergiani, de Cantergiani + Kunze Arquitetos, fue diseñada en base a un deseo de rusticidad y relaciones controladas entre el interior y el exterior.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Casa Los Muros. Projetos, São Paulo, ano 19, n. 225.02, Vitruvius, set. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/19.225/7474>.


A casa de veraneio, carinhosamente apelidada de Los Muros pelos seus proprietários, se localiza em um dos inúmeros condomínios fechados e de nomes pomposos que povoam Xangri-lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O nome brinca com os condicionantes deste contexto, onde a segurança se encontra aprisionada entre muros altos e distante da praia.

O projeto foi desenvolvido a partir de um desejo de rusticidade e de relações controladas entre interior e exterior. A ideia da família era usar a casa nos finais de semana e nas férias, tanto durante o verão como no inverno.

Casa Los Muros, croquis de concepção do projeto, Xangri-lá RS Brasil, 2015. Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani / Cantergiani + Kunze Arquitetos
Imagem divulgação [Cantergiani + Kunze Arquitetos]

O programa previa uma área social fluída e conectada com o pátio nos fundos e lateral do terreno no nível térreo, evitando visuais diretas com o vizinho adjacente, em busca de privacidade.

O clima hostil do litoral, muito quente no verão e com intensa maresia no inverno, foi um condicionante fundamental para a organização das atividades e escolha de materiais. Lá, ao mesmo tempo em que a ventilação cruzada é bem-vinda, é necessário criar núcleos protegidos do vento, para que a casa possa ser aproveitada durante todo ano.

Além da sala e cozinha integrada, o térreo abriga um quarto de hóspedes e um atelier para a proprietária. No segundo nível, em busca de uma melhor orientação solar, as três suítes se distribuem em torno de um terraço, que recebe sol oeste e é muito utilizado nos meses de frio.

Casa Los Muros, Xangri-lá RS Brasil, 2015. Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani / Cantergiani + Kunze Arquitetos
Foto divulgação [Cantergiani + Kunze Arquitetos]

A volumetria homogênea do conjunto em tijolo maciço é equilibrada com dois planos em pedras irregulares, um que marca o acesso principal, e outro que funciona como um filtro solar para fachada oeste, no atelier. Esses muros foram construídos em alvenaria de pedra, remetendo à arquitetura das cidades medievais, feitas de uma mistura de blocos disponíveis. Essa miscelânea, de texturas e de materiais em seu aspecto bruto, é também uma referência aos valores culturais da família que habita essa morada, que escolheu ter uma casa que vai ganhando as marcas do vento e se integrando cada vez mais com o jardim que eles mesmo cultivaram.

Casa Los Muros, Xangri-lá RS Brasil, 2015. Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani / Cantergiani + Kunze Arquitetos
Foto divulgação [Cantergiani + Kunze Arquitetos]

Internamente, as lajes em concreto aparente e uma lareira em pedra reforçam o clima despojado que os moradores buscam neste refúgio do litoral.

Uma varanda com pergolado em madeira estende a área social, voltada para o lago nos fundos. Na lateral oeste, fica outra varanda menor, que se liga com a sala e com o atelier, protegida do sol pela vegetação.

Casa Los Muros, Xangri-lá RS Brasil, 2015. Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani / Cantergiani + Kunze Arquitetos
Foto divulgação [Cantergiani + Kunze Arquitetos]

ficha técnica

projeto
Casa Los Muros

local
Xangri-lá RS Brasil

ano
Projeto: 2014
Obra: 2015

áreas
Terreno: 468,5 m2
Construída:  225m2

arquitetura
Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani (autores) / Cantergiani + Kunze Arquitetos

projeto estrutural e complementares
Engenheiro civil Samuel Candido / Serrano Engenharia

construção
Fabrício Couto Construções

foto
Acervo Cantergiani + Kunze Arquitetos

comments

225.02 habitação unifamiliar
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

225

225.01 institucional

Renovação da Biblioteca Monteiro Lobato

225.03 institucional

Campus UFABC

225.04 comercial

Restaurante Imakay

225.05 habitação unifamiliar

Casa 2V

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided