Imakay significa “conceito” em Quéchua, antiga língua dos incas, e desde o início do projeto estava clara a necessidade de expressar na arquitetura este e outros valores fundamentais do cliente. Neste caso, trazer para o ambiente o conceito de uma experiência de cozinha autoral de excelência e atenta aos mínimos detalhes.
Fortemente influenciado pelas culinárias japonesas e peruanas, o restaurante traz uma arquitetura também bastante original, equilibrando também a tradição minimalista moderna com elementos artesanais e coloridos – da escultura de cordas que sustenta o bar ao grafite instalado ao longo do salão – que dão vida e autenticidade ao ambiente.
A ambição dos clientes pela inovação contínua faz de cada detalhe um desafio que expande os limites da atuação do escritório. Assim surgiu a grande parede-luminária de concreto da entrada, que recebe os clientes na casa e acolhe grupos na entrada do restaurante.
Desenhada como uma praça de transição entre a calçada e o salão, a entrada configurada como um ambiente próprio, para espera e degustação ao ar livre, trazendo uma integração dinâmica entre a rua e o restaurante.
O salão por sua vez promove um equilíbrio delicado de luz, som e design, acomodando ao longo do dia o movimento e a passagem da luz natural pelo salão, reforçando ainda mais a conexão com o meio externo. Balcões, mesas, e uma sala privativa configuram cenários variados para experiências que se renovam a cada visita.
Com um design que traz para as pessoas uma experiência incrível de arquitetura, o Imakay cria o ambiente ideal para que seus clientes possam apreciar a sua excelência de seu elaborado e arrojado cardápio.
ficha técnica
projeto
Restaurante Imakay
local
São Paulo SP Brasil
ano
2019
área
395 m2
arquitetura
Arquitetos Alberto Barbour e Alexandre Liba (autores) / Urdi Arquitetura
foto
Nelson Kon