O desafio projetual desta residência foi a necessidade de um amplo espaço para lazer requerido pelos usuários. Portanto a estratégia deste projeto consiste em elevar o programa principal da residência para o segundo pavimento e liberar o nível térreo.
Desta forma o primeiro nível torna-se uma grande área de lazer que alterna lugares abertos/cobertos e interno/externo. Esse nível também abriga a zona de serviço, a biblioteca e o quarto de hóspedes.
O segundo pavimento é distribuído em dois núcleos separados – o social, situado na porção norte do terreno, e o íntimo, posicionado na parte sul do lote – conectados por uma passarela.
Tal disposição permite que todas atividades cotidianas da família aconteçam no pavimento superior, eliminando a escada do trajeto rotineiro dos moradores.
A geometria do volume superior, uma combinação determinada pelo formato do lote e analises pertinentes ao local, propicia adequada iluminação e ventilação natural, controle de privacidade e enquadramento das perspectivas do entorno.
ficha técnica
projeto
Casa 2V
local
Porto Alegre RS Brasil
ano
Projeto: 2011
Obra: 2013
área
335m²
arquitetura
Arquitetos Diego Brasil e Anderson Calvi (autores), Samuel Biron e Douglas Marques (colaboradores), Pedro Collares (estagiário) / BR3 Arquitetos
projeto estrutural
Engenheiro civil Jonatas Krug
foto
Marcelo Donadussi