O projeto da casa procurou explorar ao máximo as relações com o terreno, rodeada por vegetação e com intensa relação entre o espaço interior e exterior.
O terreno possui uma inclinação bastante acentuada e o programa da casa pedido era relativamente pequeno em relação ao tamanho do terreno.
Desta forma, a casa foi implantada no centro do lote e distribuída em dois níveis. No superior, uma laje sinuosa cria espaços e abriga os programas de serviço, garagem e uso coletivo, todos francamente abertos ao exterior. O desenho da laje e algumas paredes estruturais caracterizam os espaços de cozinha, estar, lazer sem a criação de barreiras muito rígidas entre os ambientes para que os usuários possam usufruir com liberdade, amplitude e grande interação entre ambientes e programas da casa.
O nível mais íntimo, onde estão abrigados um espaço de convívio e quatro quartos, foi projetado no andar de baixo. Aproveitando a inclinação do terreno, sua cobertura serve de piso para uma praça plana no andar superior e encostada em um arrimo de um lado, possibilita a abertura e ligação direta dos quartos com um jardim e um lago do outro.
O lago foi construído, para que além da beleza, pudesse servir como reservatório para a irrigação do jardim, aproveitando a água de chuva e favorecendo a drenagem do terreno.
A casa foi toda construída em concreto armado moldado in loco, explorando as possibilidades plásticas do material principalmente na laje de cobertura do andar de cima e considerando o bom desempenho técnico quando criamos arrimos e estruturas impermeabilizadas de cobertura para o volume dos quartos.
ficha técnica
projeto
Casa LLF
local
São José dos Campos SP Brasil
ano
2019
áreas
Terreno: 2300m²
Construída: 380m²
arquitetura
Arquitetos João Paulo Daolio e Thiago Natal Duarte (autores) / Obra Arquitetos
engenharia
Truzzi Engenharia
paisagismo
Panorama Paisagismo
luminotécnico
Castilha Iluminação
interiores
Juliana Camargo
foto
Nelson Kon / Pedro Mascaro