A casa do agricultor precedeu a implantação de um sistema de agrofloresta. Ela faz parte de um conjunto arquitetônico maior, onde uma lâmina de 100m organiza a circulação das pessoas no território. A casa faz parte deste gesto paisagístico, acrescentando mais 30m ao anteparo.
Esta construção, próxima ao acesso principal da propriedade, e faceando a agrofloresta exigiu uma abordagem ambígua; ao mesmo tempo em que recebia os visitantes em uma de suas faces, na outra deveria se comportar como uma casa devidamente confortável ao agricultor que ali residiria. Ao ser pensada articulada às demais construções, ela deu início a lâmina branca com 4m de altura que oculta o telhado de única água; abrigo de uma casa com pé direito portanto variável, de 3m na parte mais alta e 2,50m, na mais baixa. Oito paredes internas fazem o parcelamento desta projeção do telhado — na sequência: cozinha com lavanderia, estar e jantar, wc coletivo, e três dormitórios, sendo o último uma suíte.
As paredes internas posicionadas perpendicularmente à lâmina topográfica, se afastam em 1m, criando um corredor único e uma circulação de ar agradável especialmente, para os dias mais quentes.
Um olho. Uma abertura de 2m x 2m de vidro com película refletora permite a observação de toda a agrofloresta. Este furo quadrado único, cria uma noção de panóptico da natureza e o quadrado não foi escolhido como figura geométrica aleatória; diferente do retângulo, o quadrado possui a integridade de uma figura que não cedeu seus lados a qualquer argumento de distorção, mesmo tendo a condição para tal, diferente do círculo, onde a coerência é premissa óbvia.
Copy paste. O casal de agricultores talentosos comprou um terreno de 500m² próximo da região para a construção de sua casa particular. Replicarão o projeto tal como ele é, com a exceção do pano de vidro contínuo piso-teto, por questões de orçamento. Dependendo do contexto socioeconômico, no Brasil, o vidro ainda pode ser um material de uso moderado, como era no final do século 19.
O conjunto branco, telhado de uma água com pano de pele de vidro, habitado pelos agricultores, pareceu um esquema arquitetônico novo. Seja a arquitetura contemporânea ou mesmo a moderna, ao chegar a quem não chegou ainda, parecem fazer sentido, frescas como novidade.
ficha técnica
projeto
Casa do Agricultor
local
Porto Feliz SP
ano
2023
área
150m²
arquitetura
Arquiteto Felipe SS Rodrigues (autor)
foto
Fran Parente