abstracts
português
O objeto arquitetônico sugere sua presença desde a rua. Adapta-se ao local, procura a ordem natural, como se ali pertencesse. Evita se destacar e busca o silêncio. A arquitetura deveria ser um passeio. Para descobri-lo, você tem que explorá-lo.
english
The architectural object suggests its presence from the street. It adapts to the place, seeks the natural order, as if it belonged there. Avoid standing out and seek silence. Architecture should be a walk. To discover it, you have to explore it.
español
El objeto arquitectónico sugiere su presencia desde la calle. Se adapta al lugar, busca el orden natural, como si perteneciera allí. Evita destacar y busca el silencio. La arquitectura debería ser un paseo. Para descubrirlo hay que explorarlo.
O objeto arquitetônico sugere sua presença desde a rua. Adapta-se ao local, procura a ordem natural, como se ali pertencesse. Evite destacar e busque o silêncio.
A arquitetura deveria ser um passeio. Para descobri-lo, você tem que explorá-lo. Neste passeio a casa é revelada. O usuário está interessado em saber, nada é óbvio.
Casa Cangahua, Pacho Salas, Tumbaco, Ecuador, 2020. Arquitetos Felipe Muller, Gonzalo Diez, Paola Picciallo, Alvaro Borrero e Hugo Navarrete (autores) / Diez+ Muller Arquitectos
Foto/photo Jag Studio
Após uma elevação de aproximadamente 10 m de altura, a casa térrea assenta e se encaixa na parte central do terreno. As paredes de concreto contêm o corte na terra, liberando e abrindo espaços específicos que se transformam em pátios e jardins internos. Estes, além de enriquecerem as circulações e os espaços do cotidiano, geram ventilação e iluminação ao longo do dia.
Casa Cangahua, diagramas, Pacho Salas, Tumbaco, Ecuador, 2020. Arquitetos Felipe Muller, Gonzalo Diez, Paola Picciallo, Alvaro Borrero e Hugo Navarrete (autores) / Diez+ Muller Arquitectos
Imagem divulgação/disclosure image/divulgacíon [Diez+ Muller Arquitectos]
No pavimento superior, a casa é nivelada com um nível superior do terreno, gerando uma ligação e aproveitamento entre a área dos dormitórios e o terreno posterior. O volume disposto em barra e materializado em tijolo é esculpido para se relacionar com a serra. Esta morfologia alcançada gera um jogo de coberturas que hierarquiza, ordena e define os espaços. Na articulação dos planos inclinados são geradas aberturas que captam e proporcionam iluminação natural ao corredor com a suave luz da manhã.
Casa Cangahua, maquete, Pacho Salas, Tumbaco, Ecuador, 2020. Arquitetos Felipe Muller, Gonzalo Diez, Paola Picciallo, Alvaro Borrero e Hugo Navarrete (autores) / Diez+ Muller Arquitectos
Foto divulgação/disclosure image/divulgacíon [Diez+ Muller Arquitectos]
A fachada oeste está fechada ao intenso sol da tarde. Através de pequenas perfurações, é gerada uma treliça por onde penetram os raios solares e é gerada uma luz filtrada que banha o interior. Conseguindo também uma referência de tempo e espaço.
Casa Cangahua, construção, Pacho Salas, Tumbaco, Ecuador, 2020. Arquitetos Felipe Muller, Gonzalo Diez, Paola Picciallo, Alvaro Borrero e Hugo Navarrete (autores) / Diez+ Muller Arquitectos
Foto divulgação/disclosure image/divulgacíon [Diez+ Muller Arquitectos]
ficha técnica
projeto
Casa Cangahua
local
Pacho Salas, Tumbaco, Ecuador
ano
2020
arquitetura
Arquitetos Felipe Muller, Gonzalo Diez, Paola Picciallo, Alvaro Borrero e Hugo Navarrete (autores) / Diez+ Muller Arquitectos
construção
Arquiteto Pedro J. Falconí
foto
Jag Studio