Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
Carlos Ferreira Martins, professor do IAU USP, faz um balanço da cobertura da grande imprensa sobre a atual situação política brasileira, onde a crítica ao governo atual passa ao largo da crítica ao regime neoliberal imposto.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. De Belíndia a Haitinistão. Resenhas Online, São Paulo, ano 20, n. 236.05, Vitruvius, ago. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/20.236/8219>.


A grande imprensa, ou ao menos uma parte dela, parece convencida de que para levar adiante o golpe social e econômico contra a população pobre e trabalhadora não precisa mais de Bolsonaro.

Mais do que isso, parece convencida que o espetáculo diário das “bizarrices” e o relato do “isolamento” do presidente ajudam a acelerar o que ainda falta de desmonte possível das políticas públicas e da venda acelerada dos restos do patrimônio nacional.

O desmonte das políticas públicas é constante e diário, tanto pela asfixia orçamentária das instituições quanto pelo seu aparelhamento com a indicação de milhares de cargos de confiança outorgados a civis e militares que têm em comum a adesão (interessada ou não) ao terraplanismo oficial e a absoluta incompetência técnica para os cargos que ocupam.

A entrega acelerada ao grande capital – e a esta altura talvez somente bresseristas renitentes ainda creiam numa distinção entre capital nacional e internacional – do patrimônio construído ao longo de gerações pela poupança forçada da população brasileira segue impávida, colossal e disfarçada.

Quem vê televisão descobriu que existe uma nova marca no mercado das ilusões de consumo, a Vibra Energia (está sentindo, leitor, as boas vibrações?), mas que curiosamente usa o logo da BR distribuidora. Mas não recebe a informação, ao menos em peso equivalente, de que mais esse pedaço do patrimônio nacional foi entregue aos amigos.

Resta o consolo de escolher, entre expressões igualmente anacrônicas, se foi “a preço de banana” o “na bacia das almas”.

Mas cuidado com a tentação de dizer que foi na base da negociata ou da propina, porque aí está o atual e provável futuro acusador geral da república para denunciar criminalmente qualquer crítica. Que o digam nosso colega da USP Conrado Hubner Mendes ou outra centena de jornalistas e acadêmicos país afora.

Por falar em anacronismo parece curioso que a expressão Belindia tenha desaparecido do repertório dos analistas monocórdios. Talvez porque não haja mais 10 milhões de brasileiros com renda equivalente à população belga ou talvez porque o presente e o futuro desenhado para os 95% mais pobres do país já não possa ser comparado com a Índia.

Parecemos mais estar condenados por alguma Moira ao destino de destruição sobre destruição do Haiti ou aos horrores do Afeganistão.

Na sucessão de tragédias abatidas sobre a população haitiana tivemos uma parte de responsabilidade quando, a serviço da ONU e da nossa ingenuidade, tropas comandadas por nossos bravos generais, massacraram civis favelados numa espécie de ensaio geral para a intervenção no Rio de Janeiro.

E do Afeganistão, abandonando o ridículo debate de “vitória ou derrota do imperialismo”, conviria aprender que a diferença entre o Talibã e nossos fundamentalistas talvez seja apenas de escala.

E sobretudo agradecer a sinceridade de Joe Biden ao admitir publicamente que “o objetivo dos EUA no Afganistão nunca foi construir um país”.

Talvez ele pudesse convencer seu antecessor democrata, aquele fino e de família elegante, a confessar que seu objetivo em relação ao Brasil também nunca foi permitir a construção de um país.

sobre o autor

Carlos Ferreira Martins é Professor Titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos. Tem idade bastante para ter acreditado que o Brasil poderia deixar de ser apenas um país do futuro.

comments

236.05 imprensa
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

236

236.01 livro

Cidades vacinadas contra o quê?

André Luis Azevedo Guedes and Leila Marques

236.02 filme

Possíveis futuros

Interpretações a partir da ficção científica

Rafael Santos Câmara and Paulo Roberto Monteiro Teixeira

236.03 livro

Como ajudar a sociedade a construir uma vida cívica

Aline Amorim Bolis and Bruno Alves dos Santos

236.04 livro

Tecido urbano esgarçado

A fissura entre ricos e pobres

Viviane Barros Amorim Costa

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided