Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
Resenha do livro “Transformações na paisagem – desenho e planejamento em áreas de expansão urbana”, de Rogerio Goldfeld Cardeman.

how to quote

TÂNGARI, Vera. Processos de transformação do bairro de Vargem Grande. Resenhas Online, São Paulo, ano 20, n. 239.03, Vitruvius, nov. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/20.239/8352>.


A publicação Transformações na paisagem – desenho e planejamento em áreas de expansão urbana, com autoria de Rogerio Goldfeld Cardeman, é resultado da sua tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – Proarq da FAU UFRJ em 2014.

Consolida sua trajetória como arquiteto-urbanista, pesquisador e projetista com profundo conhecimento do lugar onde vive e atua, a cidade do Rio de Janeiro, seus contornos legais, seu processo de ocupação e seu ritmo de transformação.

Desdobra-se a partir de produções anteriores, de sua própria autoria e resultado da dissertação de mestrado também defendida no Proarq – Por dentro de Copacabana, descobrindo os espaços livres do bairro (1), e em coautoria com David Cardeman (O Rio de Janeiro nas alturas (2) e Rio Legal, ensaios sobre uma cidade em movimento (3), fruto das experiências de muitos anos de dedicação profissional.

Rogério consegue navegar em escalas diferentes traduzindo a complexidade de análises territoriais do ponto de vista de conjuntos urbanísticos (cidade, bairros, setores de bairros), alinhadas a estudos na escala das ruas, das quadras, dos lotes e das edificações, conjugando espaços edificados e espaços livres de edificação.

Desde seu ingresso no Grupo de Pesquisas Sistemas de Espaços Livres no Rio de Janeiro –ProLugar e o início de suas atividades de docência em diferentes instituições, Rogerio contribui para avanços teóricos e metodológicos, através de debates, estudos, oficinas e disciplinas, importantes para a formação de estudantes em diferentes níveis de formação – graduação e pós-graduação – em Arquitetura e Urbanismo.

A pesquisa de doutorado, realizada para entender os processos de transformação do bairro de Vargem Grande, traz um novo olhar sobre áreas de expansão da cidade do Rio de Janeiro, relacionando os processos de ocupação urbana, historicamente consolidada, com novos parâmetros que se estabelecem nos territórios a oeste. Destaca as novas formas e usos que ali se estabelecem, mapeando níveis e tipos de apropriação e de diálogo entre espaços públicos e privados e, mais importante ainda, indicando a sua ausência.

nota

NE – Texto publicado como prefácio do livro comentado.

1
CARDEMAN, Rogerio Goldfeld. Por dentro de Copacabana. Descobrindo os espaços livres. Rio de Janeiro, Mauad, 2012 <https://vitruvius.com.br/pesquisa/bookshelf/book/1359>.

2
Ver resenha: PINHEIRO, Augusto de Freitas. Verticalização no Rio de Janeiro. Resenhas Online, São Paulo, ano 04, n. 048.01, Vitruvius, dez. 2005 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/04.048/3145>.

3
Ver resenha: LING, Anthony. As regras da legislação urbanística e as formas da cidade. Resenhas Online, São Paulo, ano 19, n. 225.01, Vitruvius, set. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/19.225/7867>.

sobre a autora

Vera Regina Tângari é professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FAU UFRJ.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided