A área de Colinas D’Oeste/Morro do Socó é a maior favela do município de Osasco, encontra-se situada numa área de grande declividade no Bairro Bonança, região metropolitana de São Paulo.
O projeto consiste na reurbanização de parte dessa favela, onde se constrói uma nova malha viária e de pedestres, conectada à cidade consolidada existente. Foram 542 novas habitações, que incluem áreas de lazer, comércios e áreas esportivas, estabelecendo condições de urbanidade, identidade e cidadania apropriadas ao lugar.
A Arquitetura
Os conjuntos foram compostos por várias tipologias no intuito de se adequarem melhor à insolação, vistas, declividades, configuração e qualificação das áreas públicas, e ainda para obter uma diversidade que permita a identificação natural de cada conjunto. Apesar destas variáveis, todos os elementos estruturais se associam de forma contínua em módulos construtivos coincidentes que facilitam a obra e reduzem os custos finais.
Nas áreas comuns, foram eliminados corredores internos de acesso e circulações sem saídas; está comprovado por experiências anteriores que estas condições geram espaços de violência e de depredação. Assim, os projetos restringem a localização dos espaços condominiais de modo que estes estejam sempre sob o olhar dos próprios habitantes, que exercem um controle social sobre estas áreas.
Dentro das unidades, há uma diminuição de corredores internos de circulação e o aumento da “área de serviço” que permitem o uso apropriado principalmente para secagem das roupas. O déficit destas áreas em vários conjuntos existentes transforma as fachadas externas num grande varal, fator de degradação ambiental e exclusão quando o comparado à cidade formal.
Este modo de reflexão tenta afirmar que através da ação do desenho urbano e da arquitetura poderemos ao menos estabelecer um suporte físico adequado para a apropriação pertinente dos espaços, a incorporação do sentido de lugar e a legibilidade urbana, instrumentos insubstituíveis para transformar os habitantes em cidadãos.
ficha técnica
Local
Osasco, SP, Brasil
Data
2009 – 2010
Área de Intervenção
2,86 ha.
Área Construída
34.000 m2
Equipe
Vigliecca & Associados
Responsáveis Técnicos
Héctor Vigliecca e Luciene Quel
Equipe
Neli Shimizu, Ronald Werner, Caroline Bertoldi, Kelly Bozzato, Pedro Ichimaru
Cliente
Prefeitura do Município de Osasco - Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Humano
Construtora
Gomes Lourenço / Construção